Qual a contribuição das inteligências múltiplas para a educação?

Índice

Qual a contribuição das inteligências múltiplas para a educação?

Qual a contribuição das inteligências múltiplas para a educação?

A Teoria das Inteligências Múltiplas contribui para a Educação Inclusiva partindo do pressuposto de que sujeitos diferentes aprendem de formas diferentes, desconstrói o conceito de inteligência, reformulando, aprimorando e diversificando as metodologias de ensino ao substituir a testagem tradicional pelo método ...

O que a teoria das inteligências múltiplas pode nos ensinar?

A teoria das inteligências múltiplas foi criada pelo psicólogo Howard Gardner na década de 90. Ele acredita que a inteligência pode ser abordada por vários aspectos e que os indivíduos possuem diferentes tipos de mentes, assim apresentando diferentes inteligências.

Como a teoria de Gardner pode nos fazer repensar o conceito de inteligência?

Gardner elaborou esta teoria para explicar que a inteligência é a habilidade para resolver problemas ou criar produtos valorizados em um ou mais cenários culturais. Sugeriu ainda que não haveria uma única inteligência, mas múltiplas inteligências que só se desenvolvem se valorizadas e estimuladas pelo ambiente.

Como Howard Gardner contribuiu para os estudos sobre inteligência?

Em seus primeiros estudos, ele levou em consideração a inteligência dos gênios, depois, a das pessoas com lesões ou disfunções cerebrais. Assim, ele foi formulando hipóteses sobre habilidades individuais e qual região do cérebro reagia a tipos diferentes de estímulos.

Qual o conceito de múltiplas inteligências?

Na década de 80, um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, criou o termo Inteligências Múltiplas. Segundo esse conceito, as pessoas possuem diferentes tipos de inteligência, que podem ser aplicadas em áreas totalmente diferentes do conhecimento.

Qual o conceito de múltiplas inteligências?

Umas delas, na área cognitiva, é o conceito de múltiplas inteligências”. Segundo ele, as pessoas possuem habilidades diferentes que podem ser aplicadas à sua maneira para diversas necessidades, por exemplo, alguém pode não ter um desempenho tão significativo em uma determinada tarefa, mas ser bastante produtivo em outra.

Será que a teoria das inteligências múltiplas derrubou o conceito de QI?

A Teoria das Inteligências Múltiplas descrita por Gardner derrubou o conceito de QI, corrigindo as várias falhas na educação que tem pouca aprendizagem, por falta de métodos evoluídos e que esta teoria vem estar de acordo com os novos desafios da humanidade.

Quais são as teorias de Gardner frente as inteligências múltiplas?

As teorias de Gardner frente as inteligências múltiplas são de extrema importância na sua compreensão e utilização em sala de aula. O professor deve sempre estar atento a não rotular seu aluno ou mesmo não cair na falsa idéia de que o aluno é “fraco” em determinadas áreas do saber.

Como analisar as inteligências múltiplas?

Analisar separadamente as teorias das inteligências múltiplas segundo Gardner e justificar a importância de analisarmos todas essas teorias, para ampliar o conhecimento sobre a inteligência humana. Identificar as Inteligências Múltiplas dos alunos e utilizar projetos pedagógicos aumentando o potencial de aprendizagem.

Postagens relacionadas: