Qual é o mecanismo de ação da varfarina?

Índice

Qual é o mecanismo de ação da varfarina?

Qual é o mecanismo de ação da varfarina?

Mecanismo de Ação: O efeito anticoagulante da varfarina é mediado através da inibição dos fatores de coagulação vitamina K-dependentes (II, VII, IX e X). Este efeito da varfarina resulta na síntese de formas imunologicamente detectáveis porém biologicamente inativas destas proteínas de coagulação.

Como usar varfarina?

Dosagem inicial - recomenda-se que a terapia com Marevan® seja iniciada com uma dose de 2,5 mg a 5 mg ao dia, com ajustes posológicos baseados nos resultados de TP/INR. Manutenção - na maioria dos pacientes, a resposta é satisfatoriamente mantida com uma dose de 2,5 a 10 mg ao dia.

Para que serve a varfarina?

Varfarina Sódica é indicado para a prevenção primária e secundária do tromboembolismo venoso, na prevenção do embolismo sistêmico em pacientes com prótese de válvulas cardíacas ou fibrilação atrial e na prevenção do acidente vascular cerebral, do infarto agudo do miocárdio e da recorrência do infarto.

Como Anticoagular com varfarina?

ANTICOAGULANTE ORAL Em geral a dose de início da warfarina é iniciada com 1 cp ao dia se o paciente pesar mais de 50 kg. Se pesar menos de 50 kg iniciar com 1/2 cp ao dia. Muitas vezes pode ser necessário doses menores que um comprimido ao dia para atingir o RNI ideal. Nesses casos as doses serão fracionadas.

Qual é a principal via de eliminação da varfarina?

Biotransformação e eliminação A Svarfarina é transformada em metabólitos inativos pela isoenzima CYP2C9, enquanto a R varfarina é transformada pelas CYP1A2, CYP2C19 e CYP3A4. Seus metabólitos inativos são excretados na urina e nas fezes. A meiavida varia de 25 a 60 horas, com média de cerca de 40 horas.

Qual o melhor horário para tomar varfarina?

Sugerimos a ingestão do medicamento por volta das 18 horas, o que favorece a coleta do sangue, quando necessário, as 10 horas do dia seguinte.

O que a varfarina pode causar?

Os principais efeitos colaterais da Varfarina incluem hemorragia, anemia, queda de cabelo, febre, náuseas, diarreia e reações alérgicas.

Quais os efeitos colaterais da varfarina?

Os principais efeitos colaterais da Varfarina incluem hemorragia, anemia, queda de cabelo, febre, náuseas, diarreia e reações alérgicas.

Quem toma varfarina?

A varfarina é um anticoagulante, ou seja, é um fármaco que dificulta a coagulação natural do sangue, ação que pode ser útil para os pacientes com história de trombose venosa, fibrilação atrial ou que tenham sido submetidos à cirurgia de troca de válvula cardíaca.

Quais são os usos da varfarina?

Usos Clínicos. Heparina em emergências de hipercoagulabilidade. Varfarina em terapia a longo prazo de hipercoagulabilidade crónica. Prevenção de trombose em: Veias das pernas e na veia cava. Embolia pulmonar trombótica. Fibrilação auricular. Hemodiálise. Operações cirúrgicas.

Por que a varfarina é um anticoagulante?

A varfarina é um anticoagulante, ou seja, é um fármaco que dificulta a coagulação natural do sangue, ação que pode ser útil para os pacientes com história de trombose venosa, fibrilação atrial ou que tenham sido submetidos à cirurgia de troca de válvula cardíaca. A varfarina tem sido um dos anticoagulantes mais utilizados na ...

Quais são os sinais de sangramento pela varfarina?

Sinais de sangramento pela varfarina. A principal complicação do uso da varfarina são as hemorragias devido a anticoagulação excessiva. As duas formas de hemorragia mais graves são os sagramentos gastrointestinais ou intracerebrais. Hemorragia excessiva pode ocorrer em qualquer área do corpo, principalmente após traumas.

Quais os alimentos que mais interferem na ação da varfarina?

Alimentos ricos em vitamina K são aqueles que mais interferem na ação da varfarina. Abaixo fornecemos as listas das principais interações da varfarina com alimentos, fármacos e medicamentos naturais. É importante ressaltar que o perigo não está necessariamente no uso concomitante de qualquer uma das substâncias listadas.

Postagens relacionadas: