Quem está formalmente autorizado a realizar calibração de qualquer vidraria?

Índice

Quem está formalmente autorizado a realizar calibração de qualquer vidraria?

Quem está formalmente autorizado a realizar calibração de qualquer vidraria?

Os procedimentos adotados pelos laboratórios da Rede Brasileira de Calibração (RBC) são padronizados junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia — Inmetro, o que torna seus processos similares e comparáveis.

Como calibrar vidrarias de laboratório?

Ao se realizar uma Calibração de Volume o ideal é colocar água destilada em cada vidraria até o menisco, pois a água é considerada o líquido padrão para a calibração de vidrarias. Em seguida, a água deve ser transferida para um béquer previamente pesado. O béquer será pesado juntamente com a água.

Por que a vidraria volumétrica deve ser calibrada?

A vidraria volumétrica deve ser calibrada ou aferida para aumentar a precisão dos volumes contidos ou transferidos pela mesma. Afinal, não é por que uma pipeta marca 25ml que ela realmente livre 25ml, ou seja, ela pode conter 24,96ml ou 25,07ml e tudo isto causa erro, reduzindo a precisão e exatidão dos resultados.

Qual é a calibração?

A calibração é um procedimento que garante um resultado analítico confiável. É uma técnica que pode ser feita no próprio laboratório utilizando calibradores, ou por um laboratório especializado, que aplica o processo de comparação com padrões , seja nas vidrarias, balanças ou termômetros.

Como é feita a calibração de um instrumento?

Essa calibração é feita em um laboratório que obedeça a norma ISO/IEC 17025, padrão estabelecido para testes, e que gera o certificado de calibração. Tudo isso envolve os critérios de aceitação para o uso do instrumento. Abaixo, vamos falar um pouco melhor sobre o assunto e ajudá-lo a entender quais são esses critérios!

Quais são os critérios de calibração?

Quando falamos em certificados de calibração, existem diversos pré-requisitos estabelecidos que garantem a precisão e bom desempenho de aparelhos, como os instrumento de medição. Por isso, seguir a risca os critérios de aceitação é fundamental para calibrações.

Postagens relacionadas: