Como elaborar um fluxo de valor?

Índice

Como elaborar um fluxo de valor?

Como elaborar um fluxo de valor?

Há duas etapas para usar mapas de fluxo de valor:

  1. Crie um diagrama de estado atual que mostre como seu processo funciona atualmente.
  2. Depois de identificar as áreas problemáticas, crie um diagrama de estado futuro que ajude a identificar formas de alterar o processo para reduzir o desperdício.

Em que um Value Stream Mapping VSM mapa de fluxo de valor está baseado?

1) O QUE É O VALUE STREAM MAPPING (VSM)? Para isso, é utilizada uma simbologia própria (ícones padronizad0s) que descreve todas as atividades envolvidas na geração de valor de um produto ou serviço, considerando o fluxo de material e de informação.

O que é Mapeamento do Fluxo de Valor MFV )?

O Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) permite um olhar sistêmico sob todos os processos, identificando lapsos em tarefas específicas para, posteriormente, aperfeiçoá-las com metodologias da Manufatura Enxuta.

Como aplicar o VSM de forma prática?

Como aplicar o VSM de forma prática? Aplicar o VSM exige inicialmente um conhecimento grande dos processos do negócio e das etapas que ocorrem na linha de produção, qualquer que seja o tipo de atuação da empresa. Tanto que a primeira etapa é realizar um fluxo de produção atual, contendo as informações e cenários reais.

Qual é o valor do VSM?

O VSM é bastante usado para a representação do fluxo de mercadorias do fornecedor ao cliente através da sua organização. Por exemplo, o valor que uma empresa de software agrega a seus clientes, são as soluções de software e todos os recursos internos.

Qual é a velocidade de produção do VSM?

Com o VSM podemos enxergar a eficiência individual sobre a eficiência sistêmica e definir com que velocidade devemos produzir um determinado item. Para determinarmos esta velocidade de produção precisamos definir qual é o Tempo Takt para sincronizarmos o tempo de produção ao ritmo das vendas.

Qual a responsabilidade do VSM?

O VSM tem uma relação direta com a implementação da filosofia do Lean no negócio, principalmente com a responsabilidade de orientar as ferramentas consideradas como de apoio. Este pode ser utilizado como um diagnóstico claro e uma forma de avaliar o desempenho dos processos da empresa, além de identificar qualquer ponto ou ocorrência de uma perda.

Postagens relacionadas: