Como é feita a classificação ABC?

Índice

Como é feita a classificação ABC?

Como é feita a classificação ABC?

Classe A: são os itens que possuem o valor de demanda ou consumo mais alto em relação aos demais; Classe B: são os itens que possuem um valor de demanda ou consumo intermediário; Classe C: são aqueles itens que possuem um valor de demanda ou consumo relativamente baixo em relação aos demais.

Como fazer o cálculo da curva ABC?

Agora que os conceitos básicos estão explicados, vamos aos passos para fazer o cálculo da curva ABC com o objetivo de melhorar a gestão do estoque. Os passos incluem: Essa é a etapa inicial na qual você deve identificar todos os produtos que estão em estoque, determinando qual é o preço por unidade, a quantidade, o valor total e a sua descrição.

Qual a classificação da classe C?

Classe C: De maior importância em quantidade ou valor. Sendo 50% da quantidade ou 10% do valor total. Desta forma criei a planilha abaixo com um exemplo de classificação dos principais clientes de uma lista utilizando a classificação ABC pela quantidade. Para isso foram utilizadas as fórmulas SE e MAIOR conforme abaixo:

Como a curva ABC pode ajudar no sucesso da sua empresa?

A Curva ABC pode ajudar também em uma área essencial para o sucesso do seu negócio: a gestão do estoque. Você já deve ter realizado uma compra para sua empresa cujo estímulo principal não era a formação de um bom estoque ou as necessidades reais de suas operações diárias.

Como a curva ABC auxilia no controle de estoque da sua empresa?

Para compor a curva C são selecionados os 50% do total dos itens que juntos vão equivaler a apenas 5% do faturamento total. Na mesma empresa usada como exemplo aqui, 500 produtos fariam parte da curva C e eles somariam apenas R$ 2.500,00 em vendas mensais. Como a curva ABC auxilia no controle de estoque da sua empresa?

Postagens relacionadas: