O que é a conclusão de um texto dissertativo?
O que é a conclusão de um texto dissertativo?
Os textos são formados, de modo geral, por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A conclusão é o encerramento do texto, a parte em que as ideias que foram apresentadas ao longo da produção devem ser finalizadas.
O que colocar na conclusão da dissertação?
A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às ideias apresentadas no último parágrafo do desenvolvimento. Não se devem acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda há informações a serem inclusas, o desenvolvimento ainda não terminou.
Como fazer um texto dissertativo-argumentativo?
Como fazer? Para produzir um bom texto dissertativo-argumentativo, é necessário estar atento para as exigências que cada parte do texto - introdução, desenvolvimento e conclusão - possui, conforme explicado acima. Além disso, é importante lembrar: respeitar os direitos humanos, estabelecidos na Declaração Universal redigida pela ONU.
Qual a conclusão do texto argumentativo?
Nesse caso, a conclusão do texto dissertativo argumentativo deve apresentar o resumo dos argumentos trabalhados e também uma solução para o problema em questão. Isso é o que chamamos de síntese e de proposta de intervenção. Além de fazer conclusão na redação com síntese e com proposta de intervenção, é possível escrever a conclusão por dedução.
Qual a conclusão de um texto dissertativo?
Nos textos dissertativos-argumentativos, a conclusão auxilia o leitor a compreender o que o escritor pensa sobre o conteúdo inicial. Geralmente, esse tipo de texto segue o padrão de estrutura básico, que está dividido em três partes: Introdução. Desenvolvimento.
Como se concluir uma dissertação argumentativa?
Partículas como "logo" e "portanto" são típicas no início de períodos ou parágrafos em que se nega (argumentação por refutação) ou confirma o teor da proposição. Há várias formas de se concluir uma dissertação argumentativa, mas alguns cuidados precisam ser tomados.