O que fazer quando a criança tem medo de vacina?

Índice

O que fazer quando a criança tem medo de vacina?

O que fazer quando a criança tem medo de vacina?

Para driblar o medo de vacinas nas crianças, as dicas a seguir podem ser colocadas em prática.

  1. Não converse de forma exagerada sobre o assunto. ...
  2. Não omita a verdade. ...
  3. Não se preocupe além do necessário. ...
  4. Não exagere na antecedência. ...
  5. Mostre tranquilidade. ...
  6. Controle a birra. ...
  7. Não sofra: entenda que a vacina é o melhor para seu filho.

Como perder o medo de injeção?

Mostre tranquilidade: Seja o maior exemplo na hora da vacinação, explique às crianças que será rápido e tranquilo tomar a vacina. Controle a birra: Mesmo que seja difícil lidar com esse momento sem perder a paciência, mantenha-se firme e mostre que está lá por ele e que nada de mal vai acontecer.

Como segurar uma criança para tomar injeção?

Ao vacinar bebês na perna é importante ter os seguintes cuidados: Coloque o bebê no seu colo de lado. Use um braço para segurar os dois bracinhos do seu bebê, passando pelas costas do seu bebê e segurando-os como se fosse um abraço.

Como não chorar na hora de tomar vacina?

Faça o jogo do sério com ele para ele não se desespere momentos antes de tomar a vacina; Peça ao enfermeiro para ser rápido na aplicação, distraindo a criança com vídeos ou alguma brincadeira no momento exato da aplicação; Existe ainda a possibilidade de usar um óculos de realidade virtual para resultados fantásticos.

O que fazer para perder o medo de agulha?

“Como o medo tem uma relação forte com a ansiedade, é importante tentar tratar o problema psicologicamente, seja por terapia cognitivo comportamental e a hipnose, ou por meio de técnicas de meditação, ioga e respiração, acupuntura ou medicação, quando necessário”, destaca o psiquiatra Lucas Bifano.

Como se chama a fobia de injeção?

Cerca de 10 em cada 100 pessoas sofrem em algum nível com o medo de agulhas, também chamado de aicmofobia.

Como ensinar a criança a superar o medo?

Os especialistas explicam que os contos de fada tradicionais e até histórias modernas com elementos assustadores (como o filme "Monstros SA") podem ajudar a criança a superar a fase do medo. Os heróis e heroínas dessas histórias ensinam a criança a lidar com questões como o medo e a separação.

Como superar o medo de injeção?

Apesar de ser difícil no começo, isso pode ajudá-lo a superar seu medo, pois quanto mais exposição você tiver às agulhas, mais comuns elas parecerão a longo prazo. Analise a fonte do medo. Algumas pessoas desenvolvem medo de injeção porque a associam a outro evento traumatizante.

Será que seu filho tem medo do médico?

Se seu filho tem muito medo do médico, experimente uma brincadeira de faz-de-conta que se passa no consultório (um kit médico de brinquedo pode ajudar). Algumas crianças se sentem mais confiantes quando vão ao pediatra levando seu próprio kit de médico.

Por que o medo de seu filho interfere com as atividades normais?

Se o medo de seu filho interfere rotineiramente nas atividades normais -- ele não lava o cabelo porque tem medo de água ou não quer ir brincar lá fora porque acha os cachorros assustadores --, converse com o pediatra. A criança pode estar sofrendo de algum tipo de fobia ou um problema de ansiedade.

Postagens relacionadas: