Como fazer a cura de queijo?
Como fazer a cura de queijo?
O ideal é colocar o queijo em uma tábua ou vasilhame que absorva água. Existem caixas de cura de queijo, que já vem com telas de proteção que permitem que o ar circule sobre o produto e evitam a presença de indesejados mosquitos. Durante os primeiros dias de cura, o queijo pode eliminar água e óleo.
Qual o benefício do queijo meia-cura?
Este tipo de queijo tem menos lactose do que o feito com o leite de vaca. Apresenta, também, um risco menor de causar qualquer tipo de desconforto gastrointestinal por ser rico em caseína. É ainda uma excelente fonte de vitamina A, que fortalece o sistema imunológico e detém propriedades antioxidantes.
Por que o queijo deve ser curado?
O que importa é que ao chegar na cozinha, esse queijo deve ficar em local ventilado e livre do excesso de calor. O ideal é colocar o queijo em uma tábua ou vasilhame que absorva água. Existem caixas de cura de queijo, que já vem com telas de proteção que permitem que o ar circule sobre o produto e evitam a presença de indesejados mosquitos.
Como fazer uma caixa de cura de queijo?
Há caixas de cura de queijo que são feitas com telas finas, permitindo assim a circulação de ar sobre toda sua superfície. Mas se você usar uma tábua de cozinha, o processo consiste em deixá-lo nessa área escolhida da cozinha, e virar o queijo a cada 12 ou 24 horas.
Como fazer queijos em casa?
Como fazer em casa? Essencial na alimentação humana, os queijos estão há mais de mil anos na mesa de pessoas de diversas nacionalidades. A variedade dos tipos de queijos, sabores e a forma de serem produzidas, são várias, inclusive o queijo meia cura.
Como fazer um queijo fresco?
Curar um queijo significa mudar todas as suas características, uma transformação que muda sua textura, cor, aroma e, principalmente, sabor. Um simples queijo fresco, típico mineiro, pode se tornar tão potente em sabor e aromas quanto um parmesão ou um pecorino, famosos queijos curados italianos.