Qual o papel da educação na formação de um sujeito intercultural?
Qual o papel da educação na formação de um sujeito intercultural?
A escola tem a função relevante de (re)conhecer, dar valor e poder a todos os sujeitos socioculturais, no sentido de reconhecer a diferença cultural como expressão positiva.
Como promover a interculturalidade?
Para pôr em prática os preceitos da educação intercultural, o/a professor/a precisará acolher as diversas culturas que se expressam nas instituições escolares; precisará acolher as histórias de vida, as crenças, os valores e a experiência de alunos/as e aprender a lidar com as diferenças e os conflitos.
Qual a importância da educação intercultural?
A interculturalidade na educação aparece como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo.
O que significa a interculturalidade?
É neste contexto que surge o conceito de interculturalidade, usado para indicar um conjunto de propostas de convivência democrática entre diferentes culturas, buscando a integração entre elas sem anular sua diversidade, ao contrário, “fomentando o potencial criativo e vital resultante da relações entre diferentes ...
Como desenvolver a interculturalidade na escola?
Aprender a suspender o julgamento de valor temporariamente e verificar as percepções antes de fazer uma avaliação ou ação final; Navegar em situações em que eles encontram algo ou alguém diferente na vida cotidiana para ter interações mais eficazes, apropriadas e significativas com os outros.
Como surgiu a interculturalidade?
O termo “Intercultural” surgiu na França na segunda metade do século XX. O mesmo vem se diferenciar do multiculturalismo no que diz respeito às suas ideologias. O multiculturalismo aparece como um movimento que constata e reconhece as diferenças culturais existentes nas sociedades atuais.