Qual o valor limite para distribuição de lucros Simples Nacional?
Qual o valor limite para distribuição de lucros Simples Nacional?
A legislação tributária permite a distribuição de lucros isentos de impostos entre os sócios de até 32% da receita.
Como calcular os lucros do Simples Nacional?
A opção mais viável para a distribuição de lucros do Simples Nacional para as empresas que adotam o regime, é calcular seus lucros por meio da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Esse documento, que pode ser montado apenas por um contador com registro CRC, vai apurar todo o lucro líquido da empresa.
Como calcular a distribuição de lucros simples?
Porém, na distribuição de lucros simples nacional, algumas coisas podem ser diferentes. O cálculo tende a ser mais simplificado, já que basta aplicar a porcentagem de isenção. Multiplica-se o faturamento por 8% para aqueles que trabalham com vendas, já os que estão na área de prestação de serviços, multiplicam pela alíquota de 32%.
Como funciona a distribuição de lucros?
Para ilustrar como funciona a distribuição de lucros vamos usar a empresa fictícia de nome Nantes Automotores, que é uma pequena oficina mecânica. Voltando ao regime tributário do simples nacional, o cálculo da distribuição de lucros aos sócios segue três modelos básicos:
Como o cálculo da distribuição de lucros aos sócios?
Voltando ao regime tributário do simples nacional, o cálculo da distribuição de lucros aos sócios segue três modelos básicos: