Quando a viúva pode ser meeira é herdeira?
Quando a viúva pode ser meeira é herdeira?
Nesse caso o cônjuge sobrevivente será meeiro e herdeiro do patrimônio do cônjuge falecido. Assim, temos que o cônjuge sobrevivente só será herdeiro se houver bens particulares do cônjuge falecido, isto é, adquiridos apenas por esse antes do início do matrimônio, do contrário será somente meeiro.
Como entender a divisão da herança entre ascendentes?
A compreensão destas regras já é suficiente para entender a sistemática da divisão da herança entre ascendentes. Veremos, agora, circunstância bastante recorrente que é o falecimento de pessoa sem filhos, com pais ou outros ascendentes vivos, assim como cônjuge ou companheiro.
Como é dividida a herança do falecido?
Caso não exista testamento, a herança do falecido será dividida de acordo com a regra pré-estabelecida na lei, o que se chama de “sucessão legítima”. Os primeiros a terem direito são os descendentes (filhos, netos, bisnetos etc.).
Quando entra a burocracia para dividir a herança de uma pessoa falecida?
Nesse momento entra a burocracia para dividir a herança de uma pessoa falecida é uma tarefa delicada, ainda mais num momento em que os familiares passam pelo sofrimento da perda do ente querido. Porém, é uma providência que deve ser feito quando existem bens a serem partilhados entre os herdeiros.
Como é a Calculadora da herança?
Desenvolvemos a “Calculadora da Herança”, que é um gráfico que mostra como é dividida a herança. Ela possui uma finalidade orientativa/pedagógica, portanto, não substitui a análise técnica de um advogado especialista na área.