Como a varíola provocou mudança na cidade do Rio de Janeiro no início do século 20?

Índice

Como a varíola provocou mudança na cidade do Rio de Janeiro no início do século 20?

Como a varíola provocou mudança na cidade do Rio de Janeiro no início do século 20?

A grande quantidade de lixo acumulado pelas ruas do Rio de Janeiro causou a proliferação do vírus da varíola e também de ratos e mosquitos que são os transmissores de doenças graves, como a febre amarela e a peste bubônica.

Foi responsável pela vacinação obrigatória no início do século XX?

Oswaldo Cruz e a campanha sanitarista Em junho de 1904, Rodrigues Alves propôs que fosse formulada uma lei para tornar a vacinação obrigatória em toda a cidade do Rio de Janeiro.

O que foi a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro?

A Revolta da Vacina foi uma rebelião popular contra a vacina anti-varíola, ocorrida no Rio de Janeiro, em novembro de 1904.

Como ocorreu a epidemia de varíola?

Surgiu na África, mais ou menos em 10 mil a.C., de um vírus que provavelmente veio do camelo (!). Até as múmias egípcias têm marcas na pele que sugerem varíola. Foi a doença precursora das vacinas, tanto antigas quanto modernas, uma vez que as pessoas perceberam que só contraíam varíola uma vez na vida.

Qual era a situação do Rio de Janeiro no início do século XX?

No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro enfrentava sérios problemas sociais. Epidemias de doenças como a febre amarela assolavam os cortiços imundos da região central. O saneamento básico era precário e a população concentrava-se no Centro da cidade em condições precárias de higiene.

Qual foi a reação da população quando surgiu a vacina da varíola?

Em meados de 1904, chegava a 1.800 o número de internações devido à varíola no Hospital São Sebastião. Mesmo assim, as camadas populares rejeitavam a vacina, que consistia no líquido de pústulas de vacas doentes. Afinal, era esquisita a idéia de ser inoculado com esse líquido.

O que ocasionou a chamada Revolta da Vacina ocorrida no Brasil no início do século 20?

A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz.

Postagens relacionadas: