Como é feito o atendimento equoterapia?

Índice

Como é feito o atendimento equoterapia?

Como é feito o atendimento equoterapia?

A prática de equoterapia se dá sobre o cavalo em movimento, precedida por algumas sessões de reconhecimento do animal. Montado no cavalo, o praticante — termo que designa a pessoa em atividade equoterápica — começa a sofrer em seus músculos os mesmos estímulos que usaria para andar.

O que faz a equoterapia?

O que é Equoterapia? É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Como se chama a terapia com cavalos?

A equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.

Como é feita a terapia com cavalos?

Na prática, ela estimula a mente e o corpo por meio do andar do cavalo, que faz movimentos tridimensionais ou em três eixos: para cima e para baixo, para um lado e para o outro, para frente e para trás. Esses estímulos ritmados provocam uma série de reações no corpo do cavaleiro.

Como vivem os cavalos da equoterapia?

Os cavalos interagem com a pessoa que está montando de uma maneira tão intensa que muitos cavaleiros relatam que se tornam um ser único, numa prova, por exemplo", avalia Dra Mônica. Essa interação tão especial do animal com a criança que garante o sucesso do tratamento da equoterapia.

Quanto custa uma sessão de equoterapia?

Para ajudar quem vive nessas condições, médicos têm indicado a equoterapia como ajuda no tratamento. Um mês de sessões, no entanto, pode custar em torno de R$ 400, valor que nem todos conseguem pagar.

Qual o preço de uma sessão de equoterapia?

Para ajudar quem vive nessas condições, médicos têm indicado a equoterapia como ajuda no tratamento. Um mês de sessões, no entanto, pode custar em torno de R$ 400, valor que nem todos conseguem pagar.

O que o fisioterapeuta faz na equoterapia?

Nas avaliações que realiza na equoterapia, o fisioterapeuta detecta, às vezes, problemas físicos como luxação de quadril e patologias na coluna – cervical, torácica e lombar –, encurtamentos de tendões como isquiostibiais, tríceps sural, além de outros aspectos musculares e ósseos.

Quais profissionais podem fazer equoterapia?

São psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de equitação, além de médicos e veterinários, preparados especialmente para fazer o atendimento aos pacientes da equoterapia.

O que é a equoterapia é sua relação com o cavalo?

A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo como o principal instrumento. Esta prática interage com diferentes áreas, como: saúde, educação e equitação, buscando a recuperação de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Qual é o tratamento da equoterapia?

A equoterapia é um dos principais tratamentos de reabilitação para pessoas com limitações físicas ou mentais. Isso porque ela consegue alcançar excelentes resultados com problemas relacionados aos movimentos dos quadris e coluna vertebral, assim como no desenvolvimento da fala, socialização e até mesmo autoconfiança.

Por que é possível ir além da equoterapia?

Pois saiba que, com a equoterapia, é possível ir além! A terapia com o uso dos cavalos tem um papel importantíssimo no processo de reabilitação de diversas doenças, complicações e deficiências. Descubra como funciona, quem pode fazer e quais são os benefícios que essa técnica pode proporcionar aos pacientes. Afinal, o que é a equoterapia?

Quando começou a equoterapia no Brasil?

Porém, a equoterapia só começou a fazer parte de estudos acadêmicos mais tarde. Foi só então que surgiu o primeiro centro de equitação para pessoas com deficiência, em 1967, nos Estados Unidos. No Brasil, o método passou a ser valorizado a partir de 1989, em Brasília.

Qual a importância da Equoterapia para pessoas com deficiência?

Importância da equoterapia para pessoas com deficiência. Subir no animal, segurar e guiar as rédeas, e manter o equilíbrio são atividades capazes de surtir efeitos muito positivos para o cotidiano de qualquer pessoa. E quando se trata de alguma deficiência, esses benefícios são ainda mais perceptíveis.

Postagens relacionadas: