Qual a utilidade de uma escala em um mapa?

Índice

Qual a utilidade de uma escala em um mapa?

Qual a utilidade de uma escala em um mapa?

A escala é um dos elementos mais importantes na cartografia, já que ela determina a relação entre o espaço real de uma área e sua representação no mapa, reduzindo-a em diversos tamanhos.

Qual é a escala de um mapa?

Escala é variação de proporção de uma área a ser mapeada, quem a determina é o responsável pela elaboração do mapa. Exemplo prático: Quando se tem a intenção de construir um mapa de um espaço, de maneira que represente fielmente as medidas reais do mesmo, pode-se seguir o princípio do exemplo abaixo:

Como calcular a distância entre dois pontos no mapa de escala?

Calcular a distância no mapa (d) de escala (E) 1: 300 000 entre dois pontos situados a 15 km de distância (D) um do outro. 3. Calcular a escala (E), sabendo-se que a distância entre dois pontos no mapa (d) de 5 cm representa a distância real (D) de 15 km.

Como saber se uma escala é grande ou pequena?

Todo mapa nada mais é do que uma visão aérea de determinado espaço. Desta maneira, para saber se uma escala é grande ou pequena, ou se ela é maior do que outra, basta entender que a escala nada mais é do que o nível de aproximação da visão aérea do mapa. Exemplo. Considere essas duas escalas:

Como calcular a escala?

Calcular a escala (E), sabendo-se que a distância entre dois pontos no mapa (d) de 5 cm representa a distância real (D) de 15 km. Para a elaboração de mapas de superfícies muito extensas é necessário que sejam utilizadas escalas que reduzam muito os elementos representados. Esses mapas não apresentam detalhes e são elaborados em pequena escala.

Postagens relacionadas: