Como fazer uma farofa de Exu?
Como fazer uma farofa de Exu?
Refogue a cebola (picada) e três, cinco ou sete pimentas (cortadas em rodelas) com bastante dendê. Quando a cebola estiver dourada acrescente o figado e a moela (picados) e frite bem. Vá acrescentando a farinha de mandioca, mexendo sempre (com colher de pau), até obter uma farofa homogênea. Coloque no alguidar.
O que vai na farofa de Exu?
Farofa de cachaça ou mi-ami-ami otim é uma farofa preparada com farinha e cachaça, muito utilizada nos rituais de Exu, padê e limpeza de corpo. O povo do santo também chamam de farofa de cachaça toda farofa feita com aguardentes, vinhos ou qualquer bebida alcoólica.
O que oferecer a Exu?
No terreiro com seus filhos e ogans, ele prepara às oferendas com farinha, mel, água e cachaça para entregar na encruzilhada. “O ritual é para Exú nos livrar do inimigo oculto e declarado, dos acidentes. Pedimos que abençoe nosso caminho. Na entrega cantamos para louvar”.
Como fazer patê de Exu?
Misturar com a mão esquerda, agradecendo e/ou fazendo seus pedidos a Exu. Padê para Soluções Rápidas - Meio kg de farinha de mandioca grossa crua; 250 ml de dendê; 1 cebola em rodelas; 21 pimentas dedo de moça. Refogar ligeiramente a cebola e as pimentas no dendê aquecido. Juntar a farinha e misturar.
Qual Orixa gosta de farofa?
Cada Orixá tem sua oferenda predileta. Aqui estão relacionadas às mais tradicionais: Exu: mia ìyèfun: farofa de dendê. Ogum: isu oyin: inhame assado regado com mel.
Como Despachar Exu?
Alguns costumam dizer, vou despachar o Exú, mas na verdade se pronuncia, vou despachar o padê. Neste ritual do padê estamos apenas colocando o Exú como guardião e como mensageiro, aquele que vai proteger o Nzo (terreiro) de qualquer desavença que possa prejudicar a cerimônia que será execultada.