Como registrar uma declaração de importação Passo a passo?
Índice
- Como registrar uma declaração de importação Passo a passo?
- Quem pode registrar uma declaração de importação?
- Como efetivar o registro de uma DI?
- Como retificar uma declaração de importação?
- Quais são as etapas de uma importação?
- Qual o propósito da Declaração de importação?
- Como substituir a declaração de importação?
- Como fazer a declaração de impostos?
- Como fazer a emissão da nota fiscal de importação?
Como registrar uma declaração de importação Passo a passo?
A autorização para registrar uma DI única para mais de um conhecimento de carga deverá ser requerida ao chefe do setor responsável da unidade da RFB onde será realizado o despacho aduaneiro da mercadoria, previamente ao registro da declaração.
Quem pode registrar uma declaração de importação?
A declaração de importação é emitida depois da chegada das mercadorias ao armazém na zona primária ou secundária do país, mas antes do despacho aduaneiro. Em outras palavras, ela é a primeira etapa do despacho. Ela é registrada logo depois de o pagamento dos tributos e taxas ser efetuado pelo importador.
Como efetivar o registro de uma DI?
Entenda melhor os cinco pontos principais a serem observados para o preenchimento adequado da Declaração de Importação:
- 1 – Descrição completa das informações. ...
- 2 – Casos que levam ao cancelamento da DI. ...
- 3 – Ter recursos disponíveis em conta. ...
- 4 – Estar atento aos prazos. ...
- 5 – Aplicação de multas.
Como retificar uma declaração de importação?
Os procedimentos são: - incluir a autorização ou nova licença no dossiê vinculado à declaração, utilizando o sistema Anexação. Caso a DI não possua dossiê, deve-se criar um novo, anexar o arquivo com a autorização ou nova licença e vinculá-lo à declaração que se deseja retificar.
Quais são as etapas de uma importação?
O processo de importação pode ser dividido em três fases: administrativa, fiscal e cambial. A fase administrativa se refere aos procedimentos e exigências de órgãos de governo prévios à efetivação da importação e variam de acordo com o tipo de operação e de mercadoria: trata-se do licenciamento das importações.
Qual o propósito da Declaração de importação?
Um dos principais propósitos da Declaração de Importação é servir como indício dos valores pagos no desembaraço aduaneiro, atestar o recolhimento dos impostos de importação e a efetivação da importação para vincular ao câmbio. Esse documento é exigido em todo tipo de importação formal e deve ser providenciado pelo importador.
Como substituir a declaração de importação?
Além da Declaração de Importação, a DUIMP substituirá também a Declaração Simplificada de Importação (DSI). Portanto, antes de iniciar o seu processo de importação é fundamental ficar atento aos documentos que você precisará. Além da declaração de importação, em alguns casos, o importador precisará ter também uma Licença de Importação (LI).
Como fazer a declaração de impostos?
A declaração deve ser instruída com a via original da fatura comercial, devidamente assinada pelo exportador e, em alguns casos, da guia de pagamento dos impostos. Devido à importância do documento, você pode contar com suporte profissional para elaborá-lo.
Como fazer a emissão da nota fiscal de importação?
Independentemente da moeda utilizada na compra, como Dólar ou Euro, a emissão da nota fiscal de importação deve ser feita indicando em Reais e na língua portuguesa. Todos os valores deverão ser indicados de acordo com a DI e a Invoice.