Como realizar a gasometria arterial?

Índice

Como realizar a gasometria arterial?

Como realizar a gasometria arterial?

A gasometria arterial é realizada por punção na artéria do braço ou perna do paciente. No entanto, a artéria radial tem prioridade para a coleta de sangue. Nesse caso, é preciso realizar a punção da pele e da parede da artéria seguindo seu trajeto.

Quem pode realizar a gasometria arterial?

Art. 1º No âmbito da equipe de Enfermagem, a punção arterial tanto para fins de gasometria como para monitorização da pressão arterial invasiva é um procedimento privativo do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.

Qual o objetivo da gasometria arterial?

A gasometria arterial é um exame indicado para avaliação do distúrbio do equilíbrio ácido-base, da oxigenação pulmonar do sangue arterial e da ventilação alveolar.

Como é feita a gasometria?

A gasometria é um exame de sangue feito através da coleta de sangue arterial, com objetivo de analisar os gases presentes, suas distribuições, o pH e o equilíbrio ácido-base no sangue. Ele é feito por meio do gasômetro – um aparelho que mede o pH e os gases sanguíneos sob a forma de pressão parcial do oxigênio e do gás carbônico.

Quais são os valores normais do exame gasometria arterial?

Os valores normais do exame gasometria arterial são: pH: 7.35 - 7.45 Bicarbonato: 22 - 26 mEq/L PCO2 (pressão parcial de gás carbônico): 35 - 45 mmHg

Como a gasometria arterial determina os valores do oxigênio?

A gasometria arterial determina os valores exatos da quantidade de oxigênio e se os rins e pulmões estão funcionando corretamente, o que ajuda no diagnóstico de doenças pulmonares, renais e infecções.

Quais são os parâmetros do exame de gasometria?

Os principais parâmetros que observamos no exame de gasometria são: pH, SatO2 (saturação de oxigênio), pCO2 (pressão parcial do gás carbônico), HCO3 (bicarbonato), Ânion Gap (AG).

Postagens relacionadas: