Como o vírus do sarampo age no organismo?

Índice

Como o vírus do sarampo age no organismo?

Como o vírus do sarampo age no organismo?

A infecção com vírus vivo estimula a produção de anticorpos; estes neutralizam a infectividade e fixam o complemento. As imunoglobulinas IgM e IgG, estimuladas pela infecção e vacina, aparecem em torno do 12° e 15° dias e atingem o máximo por volta do 21° ao 28° dias.

Como é feita a vacina contra o sarampo?

Vacinas: sarampo, rubéola e caxumba (MMR) A profilaxia contra sarampo (measles), caxumba (mumps) e rubéola (rubella) pode ser feita com a MMR (SRC ou "tríplice viral"). Trata-se de uma suspensão de vírus vivos atenuados e veiculados em um meio estéril, destinada à aplicação por via intramuscular ou subcutânea.

Quantos dias a vacina do sarampo faz efeito?

A vacina deve ser administrada em duas doses, sendo a primeira administrada aos 12 meses e a segunda entre os 15 e 24 meses de idade. Após 2 semanas da aplicação, a proteção é iniciada, e o efeito deve durar para a vida inteira.

Quanto tempo após a vacina pode dar reação?

Os efeitos colaterais normalmente aparecem em um período de até 2 dias após a vacinação, e costumam durar por, no máximo, dois dias.

Qual é a reação da vacina antitetânica?

Reações no local de injeção como dor, exantema (erupções cutâneas), induração e edema (inchaço) podem ocorrer dentro de 48 horas e persistir por um ou dois dias. A formação de nódulo subcutâneo pode às vezes acompanhar estas reações.

Qual é o vírus causador do sarampo?

O sarampo, como dito, é uma doença causada por um vírus. Nesse caso, trata-se de um vírus de RNA que pertence ao gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. O ser humano é o único reservatório conhecido desse vírus.

Quando foi criada a vacina contra o sarampo?

A vacina contra o sarampo foi introduzida no Brasil na década de 1960, e sua utilização na saúde pública foi resultante de iniciativas de alguns governos estaduais que, de acordo com suas possibilidades, importavam o imunobiológico no mercado internacional, embora de forma descontínua4,5.

Postagens relacionadas: