Como ler escala de planta baixa?
Índice
- Como ler escala de planta baixa?
- Como entender a planta de um apartamento?
- Como descrever uma planta baixa?
- Como ler medidas planta?
- Como fazer leitura de uma planta?
- Como fazer as medidas de uma planta baixa?
- Quais são os tipos de planta baixa?
- Por que as plantas baixas são feitas à mão?
- Por que as plantas baixas estão sinalizadas?
- Qual a altura das plantas baixas?
Como ler escala de planta baixa?
Exemplo: Um desenho de uma planta baixa de uma residência representado na escala 1:50, significa que em cada 1 cm no papel equivale a 50 cm na medida real ou 0,5 m (medida real da residência). A medida real da residência será cinqüenta vezes maior que sua representação em planta.
Como entender a planta de um apartamento?
Por exemplo, as plantas, geralmente, são realizadas em escala 1:50 ou 1:100 e em centímetros. Se a representação estiver em 1:50 significa que os cômodos desenhados são 50 vezes menores que o tamanho original deles. Já em 1:100, um aposento que na realidade mede 3×5 metros, vai medir 3×5 centímetros na planta.
Como descrever uma planta baixa?
Planta baixa é um desenho técnico de uma construção que se dá a partir de um corte imaginário à altura de 1,50 m do piso. Explicando de maneira mais simples, é como se tirássemos a cobertura de uma construção e observássemos os cômodos de cima.
Como ler medidas planta?
Escala. A escala nada mais é do que a relação entre as dimensões de um desenho e o objeto que ele representa. No canto inferior esquerdo está a escala dessa planta, de 1:50. Isso significa que cada 1 cm desenhado corresponde a 50 cm na realidade.
Como fazer leitura de uma planta?
Escala. A escala nada mais é do que a relação entre as dimensões de um desenho e o objeto que ele representa. No canto inferior esquerdo está a escala dessa planta, de 1:50. Isso significa que cada 1 cm desenhado corresponde a 50 cm na realidade.
Como fazer as medidas de uma planta baixa?
Na montagem de planta baixa e cortes as escalas, normalmente, utilizadas são 1:50 e 1:100. Isso significa que a dimensão representada será, por exemplo, 50 vezes maior na realidade, ou seja, 1cm corresponde a 50cm reais.
Quais são os tipos de planta baixa?
Apesar de planta baixa ser um termo bastante comum para definir uma representação de um projeto visto de cima, há 3 tipos diferentes de planta baixa, e todas mostram esse olhar de cima, mas com uma representação diferente.
Por que as plantas baixas são feitas à mão?
Por muito tempo, as plantas baixas foram feitas à mão por arquitetos. Hoje, graças a softwares especializados, é possível criá-las no computador e até mesmo inovar no campo. Uma dessas novidades é a planta humanizada, em que os elementos da planta baixa de um apartamento aparecem coloridos, texturizados e iluminados, como no exemplo abaixo:
Por que as plantas baixas estão sinalizadas?
Nesse sentido, as plantas baixas são bastante detalhadas. Pias, vasos sanitários e pontos para chuveiro já vêm sinalizados na planta baixa. Assim, mesmo que você escolha trocar a torneira ou a cuba depois, já sabe onde fica o encanamento e consegue visualizar o fluxo nessas áreas.
Qual a altura das plantas baixas?
Importante complementar que a altura das plantas baixas é sempre definida a 1,5 m do piso. Isso ajuda a padronizar os documentos e também a entender onde ficam as janelas do imóvel, como veremos logo adiante. As áreas preenchidas em cinza representam as paredes do imóvel. Observe que elas têm espessuras diferentes.