Como é feita a leitura orante?
Como é feita a leitura orante?
Por fim, a cada encontro, pratique com devoção os seguintes passos para a Lectio Divina: invocar o Espírito Santo, partilhar um fato da semana, proclamar o texto bíblico, meditar em silêncio, fazer anotações sobre as passagens e compartilhar com o grupo a fim de responder às perguntas do roteiro, orar e viver a Palavra ...
O que dizer após a leitura do Evangelho?
Após o Evangelho, há a homilia, onde o sacerdote atualiza a palavra, mostrando a realização da salvação de Jesus Cristo no “hoje”, no aqui e agora. A homilia pode ser querigmática, catequética, profética ou mistagógica, fazendo um relacionamento entre a liturgia da palavra e eucarística. Na liturgia, também se ora.
Por que o texto bíblico fala diretamente com o leitor?
Algumas vezes, as pessoas procuram no texto bíblico lições para ensinar aos outros. Aqui é diferente: o texto fala diretamente com o leitor, seja pessoalmente, seja comunitariamente. Entra-se em diálogo, facilitado por algumas perguntas, como: O que há de semelhante e de diferente entre a situação do texto e a nossa de hoje?
Como é feita a leitura da palavra de Deus?
E palavras que devem ser compreendidas pelo mesmo Espírito que a inspirou. A leitura da Palavra do Senhor não deve ser feita da mesma forma que é feita a leitura de um romance, de uma história ou de uma ficção. A Palavra de Deus é transformadora e inspira o leitor a uma conversão, à mudança de vida.
Qual o primeiro passo para ler a Bíblia?
A leitura é o primeiro passo, ou degrau da Leitura Orante da Bíblia. Ler na Biblia, reler, tornar a ler, cada vez mais, conhecer bem o que está escrito, até assimilar o próprio texto; respeitar o texto tal como ele é, sem interpretações precipitadas, sem achar que já conhece esse texto. A Sagrada Escritura é como uma fonte de água.
Qual é a oração?
3) Oração: é o momento de expressar o que o texto nos leva a dizer a Deus. A oração é nossa resposta à Palavra de Deus lida e meditada. A oração provocada pela meditação inicia com uma atitude de admiração, silêncio e adoração ao Senhor. A oração suscitada pela meditação também pode ser a recitação de preces e salmos.