Como a curva S pode contribuir para o planejamento e controle da obra?
Como a curva S pode contribuir para o planejamento e controle da obra?
E aqui vale destacar a importância da Curva S na construção civil. Por meio dessa ferramenta, é possível cruzar informações sobre o que já foi concluído na obra e quanto foi gasto. Assim, este balanceamento permite que o gestor da obra equilibre os custos e o calendário dentro de uma previsibilidade operacional.
O que é curva de avanço?
A Curva de Avanço (físico ou financeira) é uma ferramenta de planejamento muito prática e usual, pois permite em uma rápida análise identificar o status e tendências do Projeto. ... Os softwares de planejamento podem gerá-la, mas é sempre importante para o Profissional de Planejamento conhecer o processo.
Como calcular a curva S?
Recebi uma solicitação de explicação sobre como calcular a Curva S e neste post apresento um modelo simplificado, para fins didáticos. A Curva S tem essa forma porque a maioria dos projetos gasta mais na fase de execução que nas demais. Como a curva mostra os custos acumulados, a curva tem uma curva maior no “meio” que nas “pontas”.
Quais são as razões para utilizar a curva “S”?
Primeiramente, farei uma “Abordagem Inicial” apenas para te situar sobre as razões de se utilizar ferramentas como esta, em seguida, passaremos para os tópicos diretamente relacionados à Curva “S”. Aliás, para complementar este artigo, separei este vídeo sobre o tema! Dá uma conferida.
Quais são as curvas plotadas na curva S?
A comparação entre as duas curvas apresenta uma indicação da evolução do projeto (ver figura C). Figura C: Curva S com valores planejados (em azul) e reais (em vermelho). Das curvas plotadas na Curva S você pode tirar dois tipos de informação: - se fizer uma análise no tempo (vertical), terá informações sobre o desempenho do projeto.
Qual o significado do nome “curva S”?
O nome “curva S” esta ligado à regularidade do desembolso financeiro (custos) e realização física (trabalho). Afinal, é comum que o início do projeto seja marcado pelo mínimo de desembolso e avanço físico, que ascende e se estabiliza conforme as atividades avançam. Daí o formato de “S”.