Onde deve ser instalado o DPS?
Onde deve ser instalado o DPS?
Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.
Como instalar DPS no padrão de energia?
Para a proteção da edificação contra surtos atmosféricos oriundos da rede elétrica, o local para a instalação do DPS, deve ser na mesma estrutura em que está alojada a caixa de entrada de energia elétrica, conforme definido na NBR 5410.
Como saber a classe do DPS?
Classe I. Demonstração da primeira classe do DPS. Os DPS classe I são os dispositivos utilizados na proteção contra os efeitos das descargas diretas, então a sua instalação é realizada no ponto de entrada da instalação. O DPS classe I é o mais robusto em relação à capacidade de descarga.
Qual a ligação recomendada para um DPS?
Ligações recomendadas para um DPS. Existem três tipo de ligação recomendada para DPS, São elas: TN-C, TN-S, TN-C-S, veja abaixo os esquemas de ligação.
Como funciona o DPS?
O dispositivo funciona por meio da variação da impedância entre dois pontos, ou seja, a impedância fase-neutro ou fase-terra. Em situações normais o DPS se comporta como um circuito aberto, sendo praticamente invisível na instalação.
Quando deve ser feita a instalação do DPS?
A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral. Portanto, cabe ao usuário observar quais são os pontos positivos e negativos de cada posicionamento de instalação, mas o que jamais deve ser feito, é manter a instalação funcionando sem o uso de um DPS.
Como funciona a falha do DPS?
Neste posicionamento, a falha do DPS faz ativar o disjuntor que interrompe a alimentação do circuito, assim como mostra a imagem a seguir. Esta situação de circuito desligado vai continuar até que o DPS seja corretamente substituído.