Como a deficiência da vitamina D pode interferir na estrutura dos ossos?

Índice

Como a deficiência da vitamina D pode interferir na estrutura dos ossos?

Como a deficiência da vitamina D pode interferir na estrutura dos ossos?

Quando há deficiência de vitamina D, o organismo absorve menos cálcio e fosfato. Se não houver uma quantidade suficiente de cálcio e fosfato disponível para manter os ossos saudáveis, a deficiência de vitamina D pode causar um distúrbio ósseo denominado raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos.

Como a vitamina D interfere na calcificação óssea?

Quando os níveis de vitamina D no organismo estão baixos, o paciente corre riscos de curto e longo prazo. “Pode haver má mineralização óssea e, consequentemente, fraturas, fraqueza muscular, osteopenia ou osteoporose precoce e sintomas ou doenças associadas à própria deficiência de vitamina D”, completa Carla.

Qual é a importância da vitamina D no tecido ósseo e o que sua deficiência ou excesso podem causar?

Gilmara - Sem a vitamina D, o corpo não consegue absorver o cálcio de maneira adequada, e os ossos se tornam frágeis. Nas crianças, a falta desta vitamina leva ao raquitismo e à deformidade nos ossos. Já nos adultos, favorece a osteoporose.

Qual a relação da vitamina D com os ossos?

Ossos fortes A vitamina D é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. É responsável pela saúde de nossos ossos, e tem um papel importante na força muscular.

Como a vitamina D auxilia para manter os ossos saudáveis?

A vitamina D é extremamente necessária para uma adequada absorção de cálcio feita no intestino delgado. Quando a absorção é devidamente realizada pelo intestino, o cálcio é transportado para o esqueleto por meio da corrente sanguínea e, em seguida, depositado nos ossos com a finalidade de fortalecê-los.

O que atrapalha a absorção de vitamina D?

As janelas, por exemplo, atrapalham a absorção da vitamina D, já que os raios ultravioletas do tipo B (UVB) capazes de ativar a síntese da vitamina, não conseguem atravessar os vidros. Também de nada adianta expor-se ao sol com roupas que cubram grande parte do corpo.

Qual a relação entre cálcio e a vitamina D para a saúde dos ossos?

Ela é importante para absorção e regulação do cálcio, além de atuar na mineralização os ossos. Ou seja, enquanto o cálcio ajuda a construir e manter a massa óssea, a vitamina D é necessária para a fixação do mesmo no organismo.

Qual a importância da vitamina D e onde podemos obtê lá?

A vitamina D pode ser obtida por meio da ingestão de alimentos de origem animal e vegetal, além de ser produzida no nosso organismo, a nível da pele, por ação da radiação ultravioleta. Sua deficiência está relacionada com problemas ósseos.

Quais os malefícios da vitamina D?

O excesso de vitamina D aumenta a captação intestinal de cálcio, reabsorção tubular renal e reabsorção óssea, levando a hipercalcemia-nível elevado de cálcio no sangue-sintomas relacionados, como náusea, vômitos, fraqueza, anorexia, desidratação e quadro agudo insuficiência renal.

Qual a relação da absorção do cálcio com a vitamina D?

Cabe à vitamina D aumentar a absorção do cálcio pelo organismo e, por isso, ambos devem estar sempre juntos. Segundo a nutricionista Ana Paula Moura, a vitamina D também pode depender do cálcio, em alguns processos metabólicos. “Para a manutenção da saúde óssea, um nutriente depende da presença do outro.

Postagens relacionadas: