Como fazer a leitura do pluviômetro?
Índice
- Como fazer a leitura do pluviômetro?
- Como funciona o Pluviografo?
- Como calcular o índice pluviométrico?
- Como saber a quantidade de chuva em MM?
- Qual a medida de um pluviômetro?
- Quais as diferenças entre um pluviômetro é um pluviógrafo?
- Qual a diferença entre pluviógrafo e pluviômetro?
- Como funciona o pluviógrafo?
- Quais são as medidas realizadas nos pluviômetros?
- Qual o modelo de pluviógrafo mais usado no Brasil?
- Por que a leitura deve ser passiva?
Como fazer a leitura do pluviômetro?
Uma chuva de 1 mm por minuto, é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado (m2). Por exemplo, se sua casa tem um telhado com 10 metros quadrados e após uma hora de chuva o pluviômetro marcar 20 mm, quer dizer que cerca de 200 litros foram despejados sobre sua casa na última hora.
Como funciona o Pluviografo?
Seu funcionamento é automatizado, onde o sensor ótico mede o nível de água no recipiente que armazena a água no pluviógrafo pela distância entre o sensor e a água no recipiente, e envia essas medidas para um computador, podendo ter suas leituras em tempo real.
Como calcular o índice pluviométrico?
Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metros.
Como saber a quantidade de chuva em MM?
A mais simples é usando um pluviômetro convencional. Um milímetro de chuva significa um litro de água acumulado em um metro quadrado. Quando a gente diz que teve uma chuva de 200 milímetros, em 24h, significa que 200 litros d'água caíram num metro quadrado.
Qual a medida de um pluviômetro?
O pluviômetro padrão (Fig. 6.4) tem um diâmetro em torno de 20 cm no topo. Quando a água é recolhida, um funil a conduz a uma pequena abertura num tubo de medida cilíndrico que tem área de seção reta de somente um décimo da área do coletor.
Quais as diferenças entre um pluviômetro é um pluviógrafo?
A principal diferença entre pluviômetro e pluviógrafo é que este último registra automaticamente os dados, ao contrário do pluviômetro convencional, que requer leituras manuais a intervalos de tempo fixo.
Qual a diferença entre pluviógrafo e pluviômetro?
O pluviômetro é um instrumento meteorológico utilizado para recolher e medir a quantidade de líquidos ou sólidos como chuva ou granizo (e também neve para os países onde ocorre). ... Já, o pluviógrafo é o instrumento com as mesmas características, mas com capacidade de registrar o tempo.
Como funciona o pluviógrafo?
Pluviógrafo é um equipamento utilizado para coletar e registrar, continuamente no tempo, a intensidade das chuvas. Os registradores são dotados de um coletor que apara a precipitação e a transfere à unidade sensível.
Quais são as medidas realizadas nos pluviômetros?
As medidas realizadas nos pluviômetros são expressas em mm; b) Intensidade de precipitação : é a relação entre a altura pluviométrica e a duração da precipitação expressa, geralmente em mm.h-1ou mm.min-1; Hidrologia Agosto/2006
Qual o modelo de pluviógrafo mais usado no Brasil?
Os pluviógrafos, cujos registros permitem o estudo da relação intensidade- duração-frequência tão importantes para projetos de galerias pluviais e de enchentes em pequenas bacias hidrográficas, possuem uma superfície receptora de 200 cm2. O modelo mais usado no Brasil é o de sifão de fabricação Fuess.
Por que a leitura deve ser passiva?
A leitura deve ser uma atividade ativa, e não passiva. Isso significa que você deve interagir com aquilo que está lendo, e não apenas aceitar e abrir mão de problematizar as informações.