Como fazer a ligação do rele temporizador?
Como fazer a ligação do rele temporizador?
Do contato normalmente aberto 18 do relé temporizador, vamos ligar o cabo 3 ao contato A1 do contator. Do segundo polo do disjuntor, vamos ligar o cabo 4 ao A2 do relé temporizado, e derivar para o A2 do contator. Ligação dos cabos 3 e 4, já preparados para finalizar o comando.
Como ligar temporizador no motor?
Desligue o motor elétrico da tomada. Escolha um lugar conveniente no fio – entre o plugue e o motor elétrico – para posicionar seu temporizador. Corte o fio neste ponto. Abra a tampa do temporizador utilizando uma chave de fenda.
Como testar um relé temporizador?
Utilize uma fonte de tensão independente, certifique-se se a bobina é protegida por diodo, confira se a fonte indicada está ligada com a polaridade adequada. Ao energizá-la emitirá um pequeno barulho, um “estalo”. Em seguida, utilize o multímetro para testar as resistências dos contatos.
O que é um relé de tempo?
Desta forma, o relé de tempo possui como finalidade realizar operação de chaveamento com manipulação de tempo. ... As funções exercidas por esse componente são retardo na energização e retardo na desenergização, geração de pulsos, entre outras.
O que é um relé temporizador e como funciona?
Relés temporizadores são dispositivos que possibilitam determinar tempos através de ajuste, para comutação de seus contatos. São muito utilizados em circuitos que necessitam de atuação precisa após um determinado tempo, como partidas sequenciais de motores ou outras máquinas que não podem ser ligadas ao mesmo tempo.
Como saber se o relé da bomba de combustível tá ruim?
Motor travar ou não iniciar Por último, outro sintoma bem comum de falha do sistema de pressão de combustível ou na bomba de gasolina é o motor travar ou não pegar. Se o relé da bomba de combustível falhar, o sistema não terá energia suficiente para dar ignição ao motor.
O que acontece se o relé de partida está ruim?
Na hora de substituir a peça, não se esqueça de medir o consumo elétrico do motor de partida. “É comum encontrarmos componentes do motor de partida desgastados ou com defeito e, em conseqüência disso, o consumo elétrico da moto aumenta, sendo que frequentemente ocorrem danos no relé de partida”, explica Pauletti.