Como a pode interferir na construção de sentido dos nossos enunciados escritos?

Índice

Como a pode interferir na construção de sentido dos nossos enunciados escritos?

Como a pode interferir na construção de sentido dos nossos enunciados escritos?

A vírgula pode ainda interferir significativamente na construção de sentidos dos enunciados. Se observamos a campanha publicitária da ABI, notaremos como uma vírgula possui o poder de modificar a intenção comunicativa daquilo que escrevemos.

O que faz a falta de uma vírgula?

Basicamente, é a vírgula que marca as pausas e inflexões da voz na leitura. Além disso, tem a responsabilidade de enfatizar e/ou separar expressões e orações. ... Sobretudo, a presença ou ausência da vírgula causam alterações completas no significado e sentido das frases.

Como se constrói o sentido da comunicação?

Todo enunciado é construído buscando fazer sentido. As palavras organizam-se em frases, estabelecendo, assim, a comunicação. Todo enunciado busca construir um sentido, e a palavra é sua matéria-prima, é o ponto de partida para a comunicação.

Como se processa a construção de sentido do texto?

A significação de um texto não se encerra nele mesmo, mas somente se dá através de uma ação do leitor sobre ele, trazendo sua experiência, sua visão de mundo. Essa visão de mundo vai refletir valores sociais.

Será que a vírgula pode mudar todo o sentido?

Ouvir: A vírgula – um simples sinal pode mudar todo o sentido? Antes de desvendarmos tal indagação, é importante percebermos que este sinal de pontuação – ora representado pela vírgula – possui acepções que vão além de uma simples pausa relacionada à linguagem oral.

Por que a ausência ou a utilização inadequada da vírgula?

A ausência ou utilização inadequada da vírgula pode alterar semanticamente os enunciados, gerando efeitos de sentidos diferentes daqueles intencionados pelo usuário da língua. Veja como isto pode acontecer: Daquela, professora, eu não gosto.

Por que a vírgula é necessária?

E se estamos diante de um vocativo, a presença da vírgula é necessária. Atendo-nos ao segundo e terceiro exemplos, constatamos a presença das mesmas características em relação à forma (quando comparados aos exemplos já citados).

Por que a vírgula tem uma estreita relação com o falante?

Além desses aspectos, há que se ressaltar que a vírgula mantém uma estreita relação com a intencionalidade discursiva, ou seja, sua existência ou não depende muitas vezes da intencionalidade do falante. Eis aí o ponto fundamental que nos permitirá chegar ao ápice de nossa discussão. Maria, estuda todos os capítulos para a avaliação.

Postagens relacionadas: