Como montar uma Matriz BCG de uma empresa?

Índice

Como montar uma Matriz BCG de uma empresa?

Como montar uma Matriz BCG de uma empresa?

Passo a passo para fazer uma matriz BCG

  1. Liste seus produtos e serviços. ...
  2. Crie um gráfico cartesiano com uma linha horizontal e uma linha vertical. ...
  3. Insira seus produtos e serviços na tabela BCG. ...
  4. Veja a classificação dos produtos e serviços. ...
  5. Analise os resultados.

O que é Matriz BCG exemplo?

Como dito anteriormente, a Matriz BCG é uma metodologia gráfica que define a participação e crescimento dos produtos no mercado. A classificação dos produtos é feita a partir de quatro categorias: Estrela, Ponto de Interrogação ou Em Questionamento, Vaca Leiteira e Abacaxi.

Qual o objetivo da Matriz BCG *?

A Matriz BCG é uma metodologia desenvolvida para analisar os produtos ou serviços de uma empresa com o objetivo de identificar qual a função dos produtos da carteira da companhia e também para embasar decisões sobre os produtos – se eles continuarão na carteira ou não.

Quais estratégias uma empresa pode seguir partindo da interpretação da matriz BCG?

A partir da análise, é possível investir no que chamamos de padrão ciclo-novo-ciclo. Isso significa promover o produto novamente. A campanha geralmente tem o mesmo investimento usado quando o produto foi lançado. Essa estratégia pode renovar o ciclo, aumentando a vida do produto no mercado.

O que é uma Matriz BCG e qual sua função?

A matriz BCG é um método utilizado para analisar o desempenho dos produtos e serviços ofertados por uma empresa, tendo como foco a formo como eles são aceitos pelo seu consumidor.

O que é Matriz BCG e como ela funciona?

Basicamente, a Matriz BCG permite a compreensão do momento em que cada produto ou serviço se apresenta no mercado. Ela é composta por dois eixos, representadas num gráfico: crescimento do mercado (eixo y) e participação relativa (eixo x).

O que é a Matriz BCG é para que serve?

A Matriz BCG, desenvolvida por Bruce Henderson e sua equipe, tem como objetivo administrar o portfólio de produtos ou serviços de uma empresa baseado no seu desempenho no mercado e seu ciclo de vida. Ela permite analisar e classificar os produtos da empresa e priorizar e gerenciar os esforços dedicados a cada um deles.

Quais as desvantagens da Matriz BCG?

Como visto acima, a Matriz BCG ajuda os gestores na tomada de decisões mais assertivas, de acordo com a necessidade de cada produto, serviço ou unidade de negócios. Já a principal desvantagem é que a Matriz BCG só considera a participação no mercado como fator de sucesso ou fracasso do seu produto.

Qual é a matriz da BCG?

A BCG é uma matriz 2 por 2 (4 divisões). O eixo horizontal representa a fatia de mercado. Já o eixo vertical do quadrante o crescimento do mercado. Um produto que tem uma grande fatia de um mercado em constante crescimento é a “prata da casa” na análise da matriz. O item do portfólio que segue caminho contrário exige atenção do empresário.

Quais são as marcas famosas da Matriz BCG?

Exemplos de Matriz BCG. Confira abaixo 2 exemplos de marcas famosas e 4 produtos de cada, em suas devidas categorias e posicionamento no mercado. Coca-cola. Nestle. Conheça a Soften Sistemas. A Soften Sistemas é uma empresa que preza pela qualidade e crescimento junto de seus clientes e parceiros.

Qual é o nome do BCG?

O Nome BCG vem da empresa em que a metodologia foi criada na década de 70, a consultoria Boston Consulting Group. Como dissemos, apesar de existir há muitos anos, o conceito de fazer uma análise gráfica com base no ciclo de vida de produtos, de serviços ou de unidades de negócios continua bastante efetiva e útil para as empresas.

Como utilizar a matriz de participação?

Munido desse conhecimento, é possível assegurar a manutenção da competitividade. A matriz BCG pode ser aplicada a fim de identificar oportunidades, reciclar o ciclo de vida de um produto e fazer sua empresa crescer! Também conhecida como Matriz de Participação, pode-se dizer que esse é um método de estudo.

Postagens relacionadas: