Qual é a origem da celebração do dia dos mortos?
Índice
- Qual é a origem da celebração do dia dos mortos?
- Onde ocorrem as homenagens do Dia de Los Muertos?
- O que significa dizer que o Dia dos Mortos no México é um ritual em que a recordação se sobrepõe ao esquecimento?
- Quem criou o Dia dos Mortos?
- Como é visto é comemorado o Dia dos Mortos em países de fala hispânica?
- Por que se diz que a tradição do Dia dos Mortos é uma mistura de cultura e religião?
- Qual a tradição mexicana em relação ao Dia de los Muertos?
- Porque no México eles comemoram o Dia dos Mortos?
Qual é a origem da celebração do dia dos mortos?
A origem do dia de Los Muertos vem do momento em que os espanhóis chegaram ao continente americano. Segundo historiadores, há mais de 3000 anos, vários povos faziam homenagem aos mortos, conservavam os crânios e os exibiam em cultos para celebrar o fim do ciclo da vida, a morte e o renascimento.
Onde ocorrem as homenagens do Dia de Los Muertos?
O Dia de Los Muertos é na verdade uma comemoração de 3 dias, que começa em 31 de outubro e vai até 2 de novembro. No México, familiares e amigos se reúnem para relembrar de forma positiva e animada seus entes queridos que já foram.
O que significa dizer que o Dia dos Mortos no México é um ritual em que a recordação se sobrepõe ao esquecimento?
A crença que motiva o evento é que, durante a noite, os falecidos irão visitar seus entes queridos e aproveitam para degustar do que foi colocado nas oferendas. Por isso, a data é especial para os mexicanos. Ela não só lembra dos que já se foram, como também é uma forma de se reconectar com os mesmos.
Quem criou o Dia dos Mortos?
Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigavam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII essa data passa a ser oficialmente celebrada em 2 de novembro, um dia após a Festa de Todos os Santos.
Como é visto é comemorado o Dia dos Mortos em países de fala hispânica?
Durante o dia, as cidades espanholas recebem paradas em honra aos mortos. Assim como na tradição mexicana, os espanhóis também usam roupas de tons coloridos e vibrantes no dia. Mesmo sem as grandes festas que caracterizam o feriado no México, o Dia de Todos os Santos na Espanha também possui um clima mais festivo.
Por que se diz que a tradição do Dia dos Mortos é uma mistura de cultura e religião?
Os rituais que celebram a vida dos seus antepassados eram realizados nessas civilizações há mais de três mil anos, até a chegada dos missionários que trouxeram a cultura cristã para a festa. Criou-se um sincretismo religioso que mistura tradições religiosas do catolicismo e dos povos indígenas.
Qual a tradição mexicana em relação ao Dia de los Muertos?
Essa é uma das tradições mais legais e comoventes do Dia de los Muertos no México. Antes do dia 31 de outubro, as famílias começam a construir altares em suas casas para receber o parente ou os parentes que já faleceram. Normalmente, o altar pode ter de 2 a 7 níveis, que representam planos específicos.
Porque no México eles comemoram o Dia dos Mortos?
Altar tradicional do Dia dos Mortos em Milpa Alta, México DF. No México, o Dia dos Mortos (do espanhol: Día de los muertos) é uma celebração de origem indígena comemorada no dia 2 de novembro em honra aos falecidos e quando as almas são autorizadas a visitar os parentes vivos.