Qual a via de administração que proporciona maior biodisponibilidade?
Índice
- Qual a via de administração que proporciona maior biodisponibilidade?
- Quais são as vias de administração de um fármaco?
- Qual é a via de administração mais rápida?
- Quais são as vias de administração dos fármacos e sua farmacocinética?
- Qual a importância de se conhecer a biodisponibilidade dos fármacos?
- Qual a biodisponibilidade de um fármaco?
- Qual a biodisponibilidade de um medicamento administrado por via intravascular?
- Qual a necessidade de regulamentação sobre biodisponibilidade?
- Quais fatores podem afetar a biodisponibilidade?
Qual a via de administração que proporciona maior biodisponibilidade?
Além disso, as vias parenterais têm maior biodisponibilidade e não estão sujeitas à biotransformação de primeira passagem ou ao meio GI agressivo. Elas também asseguram o melhor controle sobre a dose real de fármaco administrada ao organismo.
Quais são as vias de administração de um fármaco?
ex., oral, bucal, sublingual, retal, parenteral, tópica e por inalação). Independentemente da via de administração, os fármacos devem estar em solução para serem absorvidos. Assim, as formas sólidas (p. ex., comprimidos) devem ser capazes de se desintegrarem e se desagregarem.
Qual é a via de administração mais rápida?
A via intravenosa é a melhor maneira de disponibilizar uma dose precisa por todo o corpo de forma rápida e bem controlada. Ela também é utilizada na administração de soluções irritantes, que causariam dor ou danificariam os tecidos se fossem administradas por injeção subcutânea ou intramuscular.
Quais são as vias de administração dos fármacos e sua farmacocinética?
Intradérmica (I.D.), Subcutânea (S.C), Intramuscular (I.M.), Intravenosa ou Endovenosa (I.V.
Qual a importância de se conhecer a biodisponibilidade dos fármacos?
Seu objetivo final é de escolher as condições de administração em função da disponibilidade fisiológica da substância ativa, uma vez que, sua atividade farmacológica depende principalmente da quantidade do fármaco disponível para absorção e para atingir seu sítio receptor.
Qual a biodisponibilidade de um fármaco?
A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação. A biodisponibilidade de um fármaco é predominantemente determinada pelas propriedades da forma de dosagem, que dependem, em parte, de sua forma e fabricação.
Qual a biodisponibilidade de um medicamento administrado por via intravascular?
“Quantidade de fármaco que chega à biofase e é responsável pela ação farmacológica”. Prof. Leslie Benet Goodman & Gilman – As Bases Farmacológicas da Terapêutica (1.996). Por Definição, a Biodisponibilidade de um Medicamento Administrado por Via Intravascular é igual a 100%.
Qual a necessidade de regulamentação sobre biodisponibilidade?
NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO SOBRE BIODISPONIBILIDADE DE MEDICAMENTOS Exemplos: Ineficácia - Cloranfenicol Intoxicações - Fenitoína / Digoxina BIODISPONIBILIDADE Conceito Inicial “Quantidade de fármaco que chega à biofase e é responsável pela ação farmacológica”. Prof. Leslie Benet Goodman & Gilman –
Quais fatores podem afetar a biodisponibilidade?
Outros fatores podem afetar a biodisponibilidade quando os medicamentos são tomados por via oral. O metabolismo lento ou rápido pode alterar a taxa de absorção do medicamento. Fatores externos ao corpo, como armazenamento inadequado de medicamentos, podem levar a resultados abaixo da expectativa de biodisponibilidade.