Como deve ser realizada a palpação superficial e profunda?

Índice

Como deve ser realizada a palpação superficial e profunda?

Como deve ser realizada a palpação superficial e profunda?

Na palpação superficial procuramos identificar regiões que possam apresentar hipersensibilidade, verificamos a resistência muscular e a possível presença de algumas massas abdominais. Já na palpação profunda, verificamos os órgãos e definimos as massas que foram porventura detectadas na palpação superficial.

O que é palpação no exame físico?

A palpação é uma parte importante do exame físico. Com ela se sente a textura, o tamanho, a consistência e localização de certas partes do corpo com as mãos. Além de se poder também determinar áreas dolorosas.

Quais são os tipos de palpação?

- Mãos em garra – para palpação de órgãos profundos; - Em forma de pinça – utilizando o polegar e o indicador; - Digitopressão: comprimir uma área corporal utilizando a polpa digital do indicador ou polegar; - Palpação bimanual – uma das mãos aproxima a estrutura que será examinada pela outra.

Como identificar hepatomegalia?

O fígado inchado, também conhecido por hepatomegalia, é caracterizado pelo aumento do tamanho do fígado, de forma que pode ser palpado abaixo da costela no lado direito....Principais sintomas

  1. Dor abdominal;
  2. Falta de apetite;
  3. Náuseas;
  4. Vômitos;
  5. Cansaço;
  6. Pele e olhos amarelados;
  7. Dor no momento da palpação.

Qual a finalidade da palpação do abdômen?

A palpação do estômago às vezes permite detectar um tumor. O objetivo principal da percussão do abdômen é determinar o quanto o aumento do abdome é devido à presença de formação de gás, líquido ou denso. Para inchaço associado à formação de gás, o som timpânico é característico.

Como começa a palpação do estômago?

A palpação da superfície começa com duas mãos de comparar as áreas simétricas do abdômen (dor, tensão muscular, etc.). Em seguida, colocando toda a palma no estômago, o médico começa a sentir o estômago com as pontas dos dedos da mão direita, começando com os locais mais afastados do lugar da localização da dor.

Qual a importância da palpação?

A palpação é uma parte importante do exame físico. Com ela se sente a textura, o tamanho, a consistência e localização de certas partes do corpo com as mãos. Além de se poder também determinar áreas dolorosas. Assim como qualificar a dor sentida pelos pacientes.

Por que a palpação é essencial?

E a palpação oferece um ponto de vista diferente dos outros exames. Sendo, portanto, essencial. A palpação é uma parte importante do exame físico. Com ela se sente a textura, o tamanho, a consistência e localização de certas partes do corpo com as mãos. Além de se poder também determinar áreas dolorosas.

Postagens relacionadas: