Como fazer a nota C7M no violão?

Índice

Como fazer a nota C7M no violão?

Como fazer a nota C7M no violão?

Vamos tomar como exemplo o acorde C7M. Ele é formado pelas notas Dó, Mi, Sol, Si, que correspondem aos graus 1, 3, 5 e 7. Essa é a tétrade desse acorde, ou seja, as notas Dó, Mi, Sol, Si são as chamadas “notas de acorde” do C7M.

Como escrever um acorde?

Por exemplo: o acorde de dó maior é representado pela letra maiúscula C, e que define o conjunto dó mi sol, podendo ser executada de diferentes maneiras. Desde que neste caso esteja como som mais grave a própria nota dó.

Quais são as notas de Dm6?

Notas de Dm6 = D, F, A, B. Notas de Bm7 (b5) = B, D, F, A. Portanto, ao colocar a sexta no acorde Dm6, ele estaria soando como se fosse Bm7 (b5), que é um acorde de função dominante (possui um trítono), descaracterizando sua função que deveria ser subdominante.

Qual a nota de tensão de um acorde?

Se acrescentássemos alguma nota a esse acorde, por exemplo, a nona, o acorde ficaria: C7M (9). Nesse caso, a nona seria chamada de “nota de tensão”, essa terminologia é muito utilizada em literaturas de teoria musical. Todas as notas que não forem o 1º, 3º, 5º e 7º graus serão chamadas de notas de tensão.

Quais são as notas de tensão?

Todas as notas que não forem o 1º, 3º, 5º e 7º graus serão chamadas de notas de tensão. Repare então que há apenas 3 graus de tensão possíveis (a quarta, a sexta e a nona). Obs: a nona equivale ao segundo grau.

Postagens relacionadas: