O que provoca e acelera a oxidação do ácido ascórbico?

Índice

O que provoca e acelera a oxidação do ácido ascórbico?

O que provoca e acelera a oxidação do ácido ascórbico?

Essa função como agente redutor ou antioxidante da vitamina C é muito importante para a indústria de alimentos, pois se calcula que em torno de 50% da perda de frutas tropicais no mundo ocorre em razão da enzima polifenol oxidase, que causa essa oxidação das frutas.

Que tipos de produtos alimentícios são susceptíveis ao processo de oxidação da vitamina C?

A vitamina C, graças ao seu comportamento químico, é utilizada na preservação de alimentos susceptíveis à oxidação, tais como os sucos de frutas.

Como o ácido ascórbico se oxida?

Na presença de oxigênio e de um catalisador, o ácido ascórbico se oxida, tornando-se o ácido dehidroascórbico. Esse ácido possui pH abaixo de 4, e um abaixamento do pH do tecido da fruta causa a diminuição da velocidade da reação de escurecimento. Em pH abaixo de 3, não há nenhuma atividade enzimática.

Qual a importância da ação de agente redutor da vitamina C?

A atuação da vitamina C como agente redutor se dá porque ela oxida-se no lugar de outras substâncias, agindo, então, como um antioxidante poderoso.

Como acontece o escurecimento por oxidação do ácido ascórbico?

O escurecimento resulta da degradação da antocianina pela ação de enzimas oxidativas, como polifenoloxidase (PPO), peroxidase (POD) e ácido ascórbico oxidase (PAULL et al., 1984).

Qual a definição de oxidação e redução?

A oxidação e a redução são processos contrários e que ocorrem simultaneamente em uma reação química em que há transferência de elétrons. Esse tipo de reação é denominado de reação de oxidorredução (ou redox). ... A redução, por outro lado, é o ganho de elétrons de uma espécie química, com a consequente diminuição do Nox.

O que faz a vitamina C oxidar?

No momento em que a vitamina C oxida, significa que entrou em contato com elementos oxidativos - como o ar, luz, água e temperaturas elevadas. Ao sofrer esse processo, a eficácia de alguns produtos pode acabar caindo.

Quais são as enzimas que causam o escurecimento dos tecidos é oxidação de lipídios?

Além das PPOs, a peroxidase (POD) também é uma enzima responsável pelo escurecimento enzimático, que utiliza os compostos fenólicos como substratos e são capazes de oxidar na presença de peróxidos, originando radicais livres.

Como é produzido o ácido ascórbico?

O ácido ascórbico também pode ser obtido a partir de síntese laboratorial. Essa síntese ocorre de várias formas, sendo a principal a que utiliza a glicose como molécula precursora (reagente) para depois submetê-la a processos de redução e oxidação.

Como tomar ácido ascórbico?

Tomar um comprimido ao dia, por via oral, preferencialmente pela manhã. Engolir com quantidade suficiente de água sem mastigar. Não manter o comprimido na boca.

Quais cuidados devem ter com a vitamina C para não oxidar?

Quais cuidados devemos ter com a vitamina C para não oxidar? A vitamina C pura é um ativo muito vulnerável, isto é, quando é exposta ao ar e a luz, as suas propriedades podem se alterar, o que poderá reduzir sua eficácia. Por isso, é importante que a embalagem do seu dermocosmético possua vidro escuro, para proteger o conteúdo da luz.

Como foi realizado o trabalho da vitamina C?

O trabalho foi realizado a partir da disciplina de Fundamentos de Química Orgânica, do Curso Superior Tecnológico de Estética e Cosmética- UNIFIA (Amparo, SP), tendo como tema "Os Efeitos da Vitamina C".

Como foi feita a extração da vitamina C?

A primeira extração da vitamina C foi feita a partir do isolamento de uma pequena quantidade de um agente redutor da glândula adrenal e em um primeiro momento foi nomeada como ácido hexurônico, pois o químico que a isolou, não tinha certeza se essa substância era mesmo a vitamina C.

Por que a vitamina C está sendo estudada?

A vitamina C, está, atualmente, sendo estudada extensamente em relação ao seu papel como antioxidante. Sua forma oral está associada a uma diminuição de risco para certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e cataratas, bem como na cicatrização de feridas e modulação imune.

Postagens relacionadas: