O que é uma padronização de soluções?
Índice
- O que é uma padronização de soluções?
- Para que serve a padronização de uma solução?
- O que é fatoração de uma solução?
- Porque é necessário fazer a padronização da solução de NaOH?
- Por que há a padronização dos ácidos?
- Qual a função da fenolftaleína no procedimento de padronização?
- Por que o NaOH não pode ser usado como padrão primário?
- Como padronizar uma solução de EDTA?
O que é uma padronização de soluções?
PADRONIZAÇÃO é a titulação realizada para determinar a concentração do titulante que será utilizado para uma análise. Após a padronização a solução preparada com o padrão secundário é denominada SOLUÇÂO PADRÃO.
Para que serve a padronização de uma solução?
A padronização de uma solução convém para determinação de sua concentração real (ou pelo menos um valor muito próximo do real). Por meio deste processo é possível encontrar o Fator de Correção, um valor adimensional utilizado para conformidade da concentração da solução em questão.
O que é fatoração de uma solução?
O fator de correção de uma solução é nada mais que um número que é multiplicado a molaridade ou normalidade ideal da solução para se conhecer a real concentração dela.
Porque é necessário fazer a padronização da solução de NaOH?
Vale ressaltar que como esta solução é uma solução comum, não é necessária tanta exatidão, porque ela terá, necessariamente, que ser padronizada depois. Até porque o NaOH é altamente higroscópico (absorve umidade), o que atrapalha sua pesagem.
Por que há a padronização dos ácidos?
A padronização de soluções de ácidos e bases pode ser feita pelo método direto ou indireto e permite a determinação da concentração exata das soluções padrão. O método direto consiste na preparação da solução padrão a partir de um padrão primário.
Qual a função da fenolftaleína no procedimento de padronização?
A fenolftaleína é frequentemente utilizada em titulações ácido-base, sendo que sua coloração muda de incolor em meio ácido para rosa em soluções básicas. ... Em soluções fortemente básicas (pH maior que 12), a coloração rosa da fenolftaleína submete-se lentamente a uma reação de descoloração e torna-se incolor novamente.
Por que o NaOH não pode ser usado como padrão primário?
O hidróxido de sódio não é um padrão primário porque sempre contém certa quantidade indeterminada de água e Na2CO3 adsorvidos no sólido.
Como padronizar uma solução de EDTA?
Padronização da solução padrão de EDTA ~ 0,01 mol/L 4) Acrescentar 15 gotas de solução de negro de eriocromo T ao erlenmeyer. 5) Titular com uma solução de EDTA até o aparecimento de uma coloração azul no erlenmeyer. 6) Anotar o volume de EDTA gasto na titulação. 7) Calcular a concentração em mol/L da solução de EDTA.