Como é realizada a granulometria do solo?
Como é realizada a granulometria do solo?
A análise granulométrica pode ser realizada:
- Por peneiramento, quando temos solos granulares como as areias e os pedregulhos;
- Por sedimentação, no caso de solos argilosos;
- Pela combinação de ambos os processos;
- Por difração de laser;
- Por imagem (fotografia e software de análise granulométrica).
Como fazer um ensaio de sedimentação?
tapa-se a boca da proveta com a palma da mão e com o auxílio da outra, agita-se, durante 1 minuto, de tal forma que a boca da proveta passe de cima para baixo e vice-versa. Imediatamente após a agitação, coloca-se a proveta sobre uma bancada, dispara-se o cronômetro e anota-se à hora exata do início da sedimentação.
Como calcular ensaio de sedimentação?
Peso total da amostra seca - subtrai-se o peso do material seco retido até a peneira até a peneira de 2,0mm, do peso total da amostra seca ao ar; multiplica-se a diferença assim obtida pelo fator de correção 100/100+h em que h é a unidade higroscópica determinada como 4a.
Como fazer a determinação da granulometria?
O vídeo abaixo demostra a aplicação desta técnica para a determinação da granulometria, por peneiramento, de uma amostra de minério. Se a reprodução não começar em instantes, reinicie seu dispositivo. Os vídeos que você assistir poderão ser adicionados ao histórico de visualização da TV e influenciarão as recomendações dela.
Como distinguir a granulometria do solo?
De maneira geral, podemos distinguir algumas características de granulometria do solo. A seguir, vou citar três tipos principais: bem graduado: tem várias frações de diâmetro diferentes misturadas. graduação aberta: algumas frações de diâmetro não são encontradas nesse tipo de solo;
Como realizar o ensaio de granulometria?
Proceder a realização do ensaio de granulometria através do peneiramento e sedimentação com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo. 3.Equipamentos
Quais são as curvas granulométricas de resíduos?
“pontual”. À seguir, nas Figuras 3.32 e 3.33, são comparadas algumas curvas granulométricas de diferentes resíduos. No caso das bauxitas, Abrão (1987) não menciona se o resíduo é de lavagem ou de processamento, enquanto que os dados obtidos por de Campos (1986) se referem a lamas vermelhas.