Como fazer a partilha de bens após o divórcio?

Índice

Como fazer a partilha de bens após o divórcio?

Como fazer a partilha de bens após o divórcio?

Os bens que os cônjuges possuíam antes do casamento e aqueles que adquiriram após, permanecem próprios de cada um, como se fosse uma separação total de bens. Porém, se houver a dissolução do casamento (divórcio ou óbito), os bens que foram adquiridos na constância do casamento serão partilhados em comum.

Como fica a divisão de imóvel depois do divórcio?

De acordo com o Código Civil, quando o casamento é baseado pelo regime da comunhão parcial de bens e se o imóvel foi adquirido na constância do casamento, com o divórcio, tanto o imóvel quanto a dívida serão partilhados entre os cônjuges na proporção de 50% para cada um.

Como fica a partilha de bens no divórcio litigioso?

O que acontece com o imóvel financiado no divórcio litigioso? Nesse caso, o imóvel deverá ser vendido, para que o valor da venda do imóvel seja dividido entre os dois. Enquanto não ocorrer a venda, a obrigação do pagamento é de ambos. Os bens adquiridos por herança ou doação ou antes da união, não entrarão na partilha.

Quanto tempo demora a partilha de bens no litigioso?

Se houver consenso, o divórcio judicial consensual costuma demorar cerca de 3 meses. Já, em caso de não haver consenso, o divórcio judicial litigioso é bem mais demorado, costuma durar uma média de 2 anos até sua resolução (mas esse tempo é só uma estimativa, uma média, há casos mais rápidos e outros mais demorados).

Como se processa a partilha de bens após o divorcio?

Embora na grande maioria dos casos seja simples a realização da mesma, existem outro em que pode não ser assim tão simples. Hoje iremos indicar-lhe como é que se processa a partilha de bens após o divórcio, de forma a que saiba logo à partida o que é que terá de fazer no caso de ter tomado a decisão de se divorciar. Saiba tudo de seguida.

Como foi feito o divórcio?

Em 2007 através da Lei 11.441 /2007, o processo de divórcio passou a ser simplificado com o pedido sendo feito pelo cartório, ou seja, quando o desejo de se separar torna-se consensual, deixou de ser necessário recorrer a justiça para efetivar o divórcio.

Qual o ponto final do divórcio?

Divórcio e ponto final! O divórcio é algo normal na vida das pessoas, mas nem por isso, deve ser tratado que qualquer forma. Lembre-se: o fato de você se divorciar, não diminui ou te isenta de determinadas responsabilidades, como por exemplo, quando há filhos.

Por que o divórcio pode ser complicado?

A verdade é que o divórcio pode ser algo bastante complicado, principalmente quando é necessário proceder à partilha de bens. Embora na grande maioria dos casos seja simples a realização da mesma, existem outro em que pode não ser assim tão simples.

Postagens relacionadas: