Como a polinização afeta o formato do fruto da graviola?

Índice

Como a polinização afeta o formato do fruto da graviola?

Como a polinização afeta o formato do fruto da graviola?

Constatou-se que a polinização artificial aumenta em 4 vezes o pegamento de frutos nos cultivos de graviola na Bahia, e o ensacamento com papel ou tela demonstram ser os mais adequados para a proteção de frutos de graviola, sendo que o fruto protegido com o saco de papel apresenta maiores teores de ácido ascórbico e ...

Como ocorre a polinização do Cajueiro?

A polinização ocorre normalmente até o meio-dia do dia da abertura da flor. A viabilidade do pólen do cajueiro normalmente é alta e a estrutura da flor - com o estigma situando-se em posição superior aos estames - favorece mais a polinização cruzada. É possível ocorrer polinização entre flores de uma mesma planta.

Qual o tipo de solo para plantar a graviola?

O pé de graviola não irá render em um solo fraco, sem nutrientes. É preferível que o solo seja preparado antes de plantar a semente ou rizoma da graviola. O solo precisa ser aquele tipo de solo em que haja minhoca criando dutos de ventilação e escoamento, pois esse é o tipo ideal de terra para enriquecer a plantar.

Quais são os adubos para a graviola?

Adubos orgânicos são indicados, como restos de frutas e verduras, cascas de ovo e demais ingredientes, porém, é muito comum a venda de adubos específicos em lojas de jardinagem. Para que a graviola cresça mais rapidamente, é muito comum que muitas pessoas façam a poda da raiz da graviola, atividade essa mais comum em quem tem a planta em vasos.

Qual é o nome científico da graviola?

A graviola, cujo nome científico é Annona muricata, é uma planta que tem origem nas Antilhas, que é onde essa árvore pode ser encontrada em seu estado silvestre. Em alguns lugares, ela recebeu outros nomes, como, por exemplo, araticum de comer, araticum do grande, araticum manso, araticum, jaca e jaca de pobre.

Quando é feita a colheita da gravioleira?

A gravioleira, por sua vez, é uma árvore que cresce bem em solos que tenham boa drenagem, onde o pH é levemente ácido (de 5,5 a 6,5). Já a colheita dos frutos é feita após a sua maturação fisiológica, quando a coloração da sua casaca é um verde maçante. A propagação da planta pode se dar de 4 formas: sementes, estacas, enxertia ou alporquia.

Postagens relacionadas: