Como a África se insere na nova divisão internacional do trabalho?
Índice
- Como a África se insere na nova divisão internacional do trabalho?
- Como funciona a divisão internacional do trabalho?
- Como era feita a divisão internacional do trabalho antes da Segunda Guerra Mundial?
- O que é a DIT geografia?
- Qual a divisão internacional do trabalho?
- Qual a divisão do trabalho na colônia?
- Qual a origem da nova divisão do trabalho?
- Como ocorreu a divisão da produção e do comércio internacional?
Como a África se insere na nova divisão internacional do trabalho?
A posição da África na Nova DIT é ainda mais desfavorável se comparada à dos países de baixa industrialização, porque apresenta maior exploração de recursos naturais e da mão-de-obra.
Como funciona a divisão internacional do trabalho?
A forma tradicional da DIT se desenvolveu a partir do século XVI, no período das grandes navegações e da colonização. Assim, assume uma forte divisão entre a produção das metrópoles e a extração de produtos nos territórios colonizados.
Como era feita a divisão internacional do trabalho antes da Segunda Guerra Mundial?
Os diferentes papéis assumidos pelos países inauguraram a divisão internacional do trabalho, inicialmente caracterizada pela exportação de manufaturas pelas metrópoles e pela produção de matérias-primas pelas colônias. ... Ou seja, a Europa impunha funções econômicas a vários outros países.
O que é a DIT geografia?
A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é a distribuição da produção econômico-industrial internacional. Considerando que é impossível que um único país seja potencialmente produtor de todas as mercadorias, dividem-se os campos de especialização produtiva pelas diversas partes da Terra.
Qual a divisão internacional do trabalho?
Na tradicional divisão internacional do trabalho essas economias estavam assentadas principalmente na exportação de matérias-primas ou produtos primários (agropecuários, extrativos, minerais) para os países ricos.
Qual a divisão do trabalho na colônia?
Durante o século XVI – mas principalmente a partir do século XVII – essa divisão do trabalho sofreu algumas poucas e sensíveis alterações. Com a Primeira e a Segunda Revolução Industrial, as colônias e os países subdesenvolvidos passaram a fornecer também produtos agrícolas, assim como vários tipos de minerais e especiarias.
Qual a origem da nova divisão do trabalho?
A partir do século XX, com a Revolução Técnico-Científica-Informacional e a consolidação do Capitalismo Financeiro, temos a expansão das grandes multinacionais pelo mundo. Isso acarretou na mudança da Divisão Internacional do Trabalho, que passou a ser conhecida também por Nova DIT. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como ocorreu a divisão da produção e do comércio internacional?
Desde o final do século XX têm ocorrido algumas mudanças nos padrões da divisão da produção e do comércio internacional, com o crescimento da participação dos países em desenvolvimento nas exportações de manufaturados. Vejamos como esse processo ocorreu.