Como prevenir a dislipidemia?

Índice

Como prevenir a dislipidemia?

Como prevenir a dislipidemia?

Prevenção

  1. Reduza o consumo de alimentos de origem animal, como carnes e queijos amarelos.
  2. Dê preferência às proteínas animais vindas de peixes e aves.
  3. Invista em alimentos ricos em ômega 3, como os peixes de água fria e óleo vegetal.
  4. Insira na sua rotina alimentar cereais integrais, vegetais, fruta e fibras solúveis.

Como tratar a dislipidemia?

Uma dieta hipocalórica, pobre em ácidos graxos saturados e colesterol, é fundamental para o tratamento da dislipidemia. A atividade física moderada, realizada durante 30 minutos, pelo menos quatro vezes por semana, auxilia na perda de peso e na redução dos níveis de colesterol e triglicérides.

Quais os dois tipos de dislipidemia?

As dislipidemias podem ocorrer por causa do aumento do triglicérides (TGs) – (hipertrigliceridemia isolada), aumento do colesterol (hipercolesterolemia isolada) ou por uma combinação das duas (dislipidemia mista).

Como as dislipidemias podem afetar a saúde humana?

A presença de uma dislipidemia afeta a qualidade global de saúde, contribuindo para o espessamento e rigidez das artérias, sobretudo se não for devidamente acompanhada e tratada. Como não origina sintomas durante anos, a doença pode evoluir para um enfarte do miocárdio ou para um acidente vascular cerebral.

Quais as principais doenças que podem se desenvolver a longo prazo devido às dislipidemias?

A dislipidemia, por si só, não causa sintomas, mas pode provocar doença vascular sintomática, incluindo doença coronariana , acidente vascular cerebral e doença arterial periférica .

Como Prevenir a dislipidemia?

Prevenção. Embora fatores genéticos estejam entre as causas do aumento das taxas do colesterol LDL, uma alimentação balanceada e saudável é a mais eficiente forma de prevenção da dislipidemia, ao lado de outros hábitos saudáveis. Saiba o que fazer: Reduza o consumo de alimentos de origem animal, como carnes e queijos amarelos.

Quais são os medicamentos para dislipidemia?

Medicamentos para Dislipidemia. Se as mudanças no estilo de vida não controlarem os níveis de colesterol e triglicérides, o tratamento pode envolver o uso de fármacos. Nestes casos, são comumente utilizadas as estatinas, como: Sinvastatina. Rosuvastatina.

Como fazer o diagnóstico de dislipidemia?

O diagnóstico e acompanhamento médico de dislipidemia pode ser feito com: Endocrinologista. O tratamento da dislipidemia envolve tanto medicação quanto mudança de hábitos de vida. De início, o médico pode sugerir algumas alterações no estilo de vida, com medidas que incluem:

Quando a Dislipidemia é tratada?

Quando a dislipidemia não é tratada, pode levar ao surgimento de placas de gordura nos vasos sanguíneos, resultando em infarto ou AVC. O tratamento para dislipidemia deve ser feito pelo clínico geral e, normalmente, inclui uma dieta pobre em alimentos gordurosos e exercício físico regular de, pelo menos, 30 minutos por dia.

Postagens relacionadas: