Em que consiste a teoria da tábula rasa de John Locke?
Índice
- Em que consiste a teoria da tábula rasa de John Locke?
- Qual é a teoria do conhecimento de Platão?
- O que é imutável para Aristóteles?
- Como foi realizada a análise do livro didático de matemática?
- Qual a importância do livro didático no ensino fundamental?
- Qual a importância do livro didático na sala de aula?
Em que consiste a teoria da tábula rasa de John Locke?
Locke detalhou a tese da tábula rasa em seu livro Ensaio acerca do Entendimento Humano, de 1690. Para ele, todas as pessoas nascem sem conhecimento algum (i.e. a mente é, inicialmente, como uma "folha em branco"), e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência.
Qual é a teoria do conhecimento de Platão?
Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras.
O que é imutável para Aristóteles?
Existem seres cuja essência é imutável ou imóvel — não nascem, não se transformam e nem perecem —, mas que realizam um movimento local perfeito, eterno, sem começo e sem fim: os astros, que realizam o movimento circular.
Como foi realizada a análise do livro didático de matemática?
Para a concretização do trabalho proposto, foi realizada a análise de um livro didático de matemática e, com mais detalhamento, de dois conteúdos escolhidos aleatoriamente no livro em questão.
Qual a importância do livro didático no ensino fundamental?
Anteriormente, em 1997, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN), já mencionavam a importância da utilização de livro didático dentro das escolas brasileiras. O uso frequente dessa ferramenta de ensino é uma realidade e, por isso, é preciso ter cautela no momento de utilizá-la.
Qual a importância do livro didático na sala de aula?
Ainda nesse sentido, o documento ressalta a importância do livro didático como recurso pedagógico ao mesmo tempo em que enfatiza que este não deve ser o único recurso a ser utilizado pelo professor em sala de aula, e sim um dos meios para auxiliar no processo de ensino.