Como quebrar a dormência da semente de erva?

Índice

Como quebrar a dormência da semente de erva?

Como quebrar a dormência da semente de erva?

Os métodos de estratificação que envolveram alternância de luz e temperatura e adição de nitrato de potássio foram os mais indicados para reduzir o período de dormência de sementes de erva mate.

O que é a quebra de dormência da semente?

Dormência é a condição na qual a semente não germina durante certo tempo, em condições ambientais nas quais a mesma germinaria se não estivesse dormente. A dormência deve ser interrompida por um processo denominado “quebra de dormência”, que torna a semente apta a germinar.

Como quebrar a dormência da laranjeira?

As técnicas mais recomendadas para a quebra desse tipo de dormência são a escarificação térmica, a partir da utilização de água quente, a escarificação ácida ou mecânica, ou qualquer outra que permita a penetração de água através do tegumento (FIGLIOLIA e PIÑA-RODRIGUES, 1995a, b).

Como quebrar dormência de sansão do campo?

A imersão em ácido sulfúrico por 5 a 15 minutos é suficiente para superar a dormência causada pela impermeabilidade do tegumento à água.

Quanto tempo demora para germinar a semente de erva mate?

As sementes de erva mate necessitam de dois (02) a três (03) meses para começarem a germinação.

Como fazer nascer semente de erva mate?

A erva-mate pode ser produzida por meio da técnica da miniestaquia, que é uma variação da estaquia convencional. Consiste na utilização de brotações de plantas propagadas pelo método de estaquia ou de mudas oriundas de sementes como fontes de material vegetativo a ser induzido ao enraizamento.

Como podemos caracterizar a quebra de dormência?

A quebra de dormência em ambientes naturais é ocasionada pelo aumento repentino da temperatura do solo por ocasião da abertura de clareiras na floresta. Para verificação laboratorial acelerou-se o procedimento da ruptura do tegumento e sua consequente germinação.

Como quebrar a dormência da batata?

Em Macaca, os tratamentos que promoveram maior número de brotos por tubérculo e maior percentagem de tubérculos brotados foram os com ácido giberélico. Portanto, estes resultados sugerem que o uso de ácido giberélico em minitubérculos de batata é eficaz para a quebra de dormência de clones com curta dormência.

Postagens relacionadas: