Como preparar massa do chapisco?

Índice

Como preparar massa do chapisco?

Como preparar massa do chapisco?

Antes de qualquer coisa, é preciso preparar a massa do chapisco. Para isso, basta misturar areia grossa e cimento em uma proporção de três partes de areia para uma de cimento. Durante a mistura, a água deve ser adicionada aos poucos até a massa ficar áspera e com uma consistência bem mole.

Qual a areia ideal para chapisco?

O chapisco será sempre exigido como base para revestimento de qualquer tipo de bloco, executado com argamassa no traço 1:3, empregando-se areia grossa. Quando indicado pela escola, será utilizado chapisco de peneira no traço 1:3, cimento e areia média ou fina, para ser usado em muros.

Quanto de água no chapisco?

A quantidade de água utilizada deve ser o suficiente para deixar a massa mole, sem ficar escorrendo. A cura dá-se após 24h da aplicação. É comum a adição de cola branca (PVA) à massa do chapisco, numa proporção de 1:12 (1 litro de cola para 12 litros de água).

Quanto de material preciso para chapisco?

Imagem: Rogério Doki/ Arte UOL - Chapisco: é a camada menos espessa e mais grosseira de revestimento, que antecede o emboço e garante sua aderência à parede. Pode ser feito com traço 1:3, ou seja, uma lata de cimento para três latas de areia grossa. Para este montante, o rendimento é de 35 m², em média.

Postagens relacionadas: