Como acontece a violência simbólica no processo educacional?

Índice

Como acontece a violência simbólica no processo educacional?

Como acontece a violência simbólica no processo educacional?

Ainda no campo escolar, a violência simbólica ocorre sem a necessidade de coerção física, a violência simbólica ocorre de forma velada, sendo praticada de maneira inquestionável pela aceitação da legitimação do poder simbólico, que de acordo com Bourdieu (Ibidem), confirma e transforma a visão de mundo, com uma relação ...

O quê Bourdieu entende por violência simbólica?

Para Bourdieu (1998) violência simbólica, é vista como a forma de coação que se apoia no reconhecimento de uma imposição determinada, seja esta econômica, social ou simbólica.

Qual é a violência simbólica na Escola?

A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE SOCIÓLOGOS FRANCESES AO FENÔMENO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR BRASILEIRA 20 Revista LABOR nº7, v.1, 2012 ISSN: 19835000 A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE SOCIÓLOGOS FRANCESES AO FENÔMENO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR BRASILEIRA

Qual a relevância da violência simbólica?

Neste sentido é também de total relevância a discussão acerca de uma violência simbólica, que não se manifesta por agressões físicas, mas que pode estar implícita nas ações e relações de todos os indivíduos que são parte do espaço escolar.

Por que a violência está ligada à escola?

A violênciaà escola está ligada à natureza e às atividades da instituição escolar: quando os alunos provocam incêndios, batem nos professores ou os insultam, eles se entregam a violências que visam diretamente a instituição e aqueles que a representam.

Como se reflete a violência simbólica?

Assim, este trabalho objetiva investigar de que forma o habitusdocente pode se refletir em uma violência simbólica, de acordo com os conceitos de Pierre Bourdieu, desenvolvidos nos livros Os usos sociais da ciência (2004), Sociologia (1983)eO poder simbólico (2003).

Postagens relacionadas: