Como acontece a violência simbólica no processo educacional?
Como acontece a violência simbólica no processo educacional?
Ainda no campo escolar, a violência simbólica ocorre sem a necessidade de coerção física, a violência simbólica ocorre de forma velada, sendo praticada de maneira inquestionável pela aceitação da legitimação do poder simbólico, que de acordo com Bourdieu (Ibidem), confirma e transforma a visão de mundo, com uma relação ...
O quê Bourdieu entende por violência simbólica?
Para Bourdieu (1998) violência simbólica, é vista como a forma de coação que se apoia no reconhecimento de uma imposição determinada, seja esta econômica, social ou simbólica.
Qual é a violência simbólica na Escola?
A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE SOCIÓLOGOS FRANCESES AO FENÔMENO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR BRASILEIRA 20 Revista LABOR nº7, v.1, 2012 ISSN: 19835000 A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE SOCIÓLOGOS FRANCESES AO FENÔMENO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR BRASILEIRA
Qual a relevância da violência simbólica?
Neste sentido é também de total relevância a discussão acerca de uma violência simbólica, que não se manifesta por agressões físicas, mas que pode estar implícita nas ações e relações de todos os indivíduos que são parte do espaço escolar.
Por que a violência está ligada à escola?
A violênciaà escola está ligada à natureza e às atividades da instituição escolar: quando os alunos provocam incêndios, batem nos professores ou os insultam, eles se entregam a violências que visam diretamente a instituição e aqueles que a representam.
Como se reflete a violência simbólica?
Assim, este trabalho objetiva investigar de que forma o habitusdocente pode se refletir em uma violência simbólica, de acordo com os conceitos de Pierre Bourdieu, desenvolvidos nos livros Os usos sociais da ciência (2004), Sociologia (1983)eO poder simbólico (2003).