Como fazer a secagem das plantas medicinais?

Índice

Como fazer a secagem das plantas medicinais?

Como fazer a secagem das plantas medicinais?

Sobre a secagem Existem dois procedimentos para a secagem das plantas medicinais. No primeiro, os galhos são separados e dispostos em superfície plana. No segundo, forma-se um ramo, com poucos galhos da erva, e amarra-se com uma corda. Este é pendurado até que os galhos sequem por completo.

Quais são os cuidados necessários antes de submeter as plantas a secagem para se conseguir um produto de boa qualidade?

Dessa forma, a secagem deve ser ao abrigo da luz, em secadores que promovam ambiente limpo, bem ventilado e protegido do ataque de insetos e outros animais. A secagem de folhas e flores deve ser efetuada a temperatura em torno de 38º C; de cascas e raízes, a temperatura de até 60º C são aceitáveis.

Por que secar ervas?

Quando as ervas são secas, elas ficam seguras contra fungos, leveduras e bactérias, e permanecerão potentes por pelo menos de seis meses a um ano. Para remover a umidade, tudo que você precisa é de circulação de ar e talvez um pouco de calor. Há várias maneiras de secá-las, para isso é só escolher a que mais gosta.

Quais são as melhores plantas de secagem?

Estes quatro métodos de secagem ou plantas são as mais comuns e usadas porque, se feitas corretamente, asseguram que a planta esteja desidratada e mantenha suas propriedades e seu aroma, o que nos interessa para uso posterior. Depois de secarmos as ervas, devemos prosseguir com o armazenamento delas.

Quanto Tempo Demora a secagem de flores?

As flores costumam demorar entre 3 e 8 dias a secar, enquanto as folhas precisam de 4 a 6 dias. É lógico que este tempo varia em função da estação do ano (no verão tende a reduzir pela temperatura) e das condições da sala de secagem: nível de umidade, ventilação, etc.

Como manter a qualidade das plantas medicinais?

A melhor forma de se manter a qualidade das plantas medicinais e de suas preparações é assegurar uma correta sequência de operações desde o plantio, colheita, pré-processamento até o produto final que chega ao usuário. ” Prof. Abreu Matos BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS EM PLANTAS MEDICINAIS E AROMÁTICAS

Qual o tipo de planta medicinal?

CONCEITOS BÁSICOS EM FITO Planta medicinal: é qualquer planta que contenha substâncias que possam ser usadas com fins terapêuticos ou que possam servir como precursores para semi-síntese (OMS, 1978)

Postagens relacionadas: