Como referenciar o Código de Ética do serviço social?

Índice

Como referenciar o Código de Ética do serviço social?

Como referenciar o Código de Ética do serviço social?

REFERENCIAS: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Código de ética Profissional do Assistente Social. Brasília, 1993.

Quais são os princípios do Código de Ética do assistente social?

Por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, nacionalidade, sexo, idade e condição física.

  • Valor ético central. liberdade.
  • Valores. fundamentais.
  • liberdade e. justiça social.
  • Valores. essenciais.
  • liberdade e. equidade.

O que é o Código de Ética do serviço social?

Documento que se mantém atual e necessário para enfrentarmos a conjuntura de desmontes das políticas sociais e redução de direitos, e reafirmarmos nossos princípios fundamentais, bem como o reconhecimento dos direitos e responsabilidades das/os profissionais e as implicações das relações estabelecidas a partir do ...

São princípios do Código de Ética do assistente social de 1993?

O Código de Ética profissional do assistente social, em vigor desde 1993, pauta o exercício profissional pelo compromisso com princípios fundamentais. ... Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes − autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

Qual o valor ético central contido no atual Código de Ética do assistente social?

O Código de 1993 indica um dever ser, ou seja, uma direção para as ações profissionais. O reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, por isso, esse é o principio fundamental deste código de ética.

O que é a lei de regulamentação do Serviço Social?

Lei nº 8.662 de 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências. ... Acontece o mesmo no inciso III também do artigo 4º, em que a ação de "encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população" (Brasil, 1993. Lei nº 8.662 de 7 de junho de 1993.

Quais os princípios do Código de Ética Profissional?

O objetivo central de um código de ética profissional é a formação da consciência sobre padrões de conduta em determinada profissão....Pode-se sugerir que o código de ética no Brasil, contemple os itens abaixo:

  • Competência;
  • Sigilo;
  • Integridade;
  • Objetividade;

Quais os princípios fundamentais do Código de Ética Médica?

Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. O princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão.

Quem deve tomar conhecimento do código profissional?

Art. 39° - Todos os que exercem a profissão de assistente social têm o dever de acatar as decisões deste Código, e ao inscreverem-se no respectivo Conselho Regional de Assistentes Sociais (CRAS), deverão declarar conhecê-lo, comprometendo-se, por escrito, a respeitá-lo.

Qual é o principal objetivo do Código de Ética?

Código de conduta ou de ética é um documento que reúne os princípios e valores adotados por uma organização, classe profissional ou nação. Ele serve como regimento interno, tendo como objetivo central promover uma postura homogênea entre todos os integrantes do grupo que o formou. ... Código de Conduta Moral.

Qual o código de Ética do assistente social?

Conselho Federal de Serviço Social Código de Ética do/a Assistente Social* Lei 8.662/93 de Regulamentação da Profissão *Aprovado em 13 de Março de 1993 Com as alterações Introduzidas pelas Resoluções CFESS nº290/94, 293/94, 333//11

Quais as alterações feitas no Código de Ética?

As alterações procedidas no Código de Ética que ora publicamos se adequam às correções formais e de conteúdo, conforme consignadas na Resolução CFESS 594 de 21 de janeiro de 2011, publicada no DOU em 24 de janeiro deste ano.

Qual o código de Assistência Social?

O Código está concebido para ajudar os assistentes sociais a identificar situações relevantes quando as obrigações profissionais divergem ou quando as ambivalências éticas surgem. 4. O Código fornece critérios éticos segundo os quais o público em geral considera a profissão como sendo credível. 5.

Quais são as referências bibliográficas de assistente social?

90 7 Referências bibliográficas ASSISTENTE SOCIAL: ética e direitos. Coletânea de leis e resoluções. 3ª ed. Atualizada. Rio de Janeiro: Conselho Regional de Serviço Social, 2001. BARROCO, Maria Lucia Silva. Ética e Serviço Social: fundamentos Ontológicos. São Paulo. Cortez:2003. __________, Maria Lucia Silva.

Postagens relacionadas: