O que provoca a doença varíola?

Índice

O que provoca a doença varíola?

O que provoca a doença varíola?

Varíola é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus da varíola, um ortopoxvírus. Provoca morte de até 30%. A infecção natural foi erradicada. A preocupação principal quanto a epidemias é o bioterrorismo.

Como o vírus da varíola age no organismo?

A varíola, também chamada de bexiga, é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus Orthopoxvirus variolae. Ao lado da peste negra, tuberculose e AIDS, a varíola é considerada uma das doenças mais mortais do planeta. Ela afeta o sistema imunológico provocando diversas deformações na pele.

Como podemos prevenir a varíola?

Não há nenhum tratamento estabelecido para a varíola assim que a vacinação é considerada ser a maneira preliminar de prevenção da doença. A vacina da varíola foi introduzida em 1796 por Edward Jenner e usada pelo WHO para erradicar com sucesso global a varíola.

Quais foram os motivos que impulsionaram o aumento da doença varíola qual o principal transmissor dessa doença *?

A varíola é provocada por um vírus transmitido, principalmente, por gotículas eliminadas pelo doente. A varíola é classificada em dois tipos: varíola major e varíola minor. A varíola major é o tipo mais letal da doença, apresentando uma letalidade de cerca de 30%.

Como se transmite a varíola?

Apesar de ser menos comum, a transmissão também pode se dar através de roupa de uso pessoa ou roupas de cama. A varíola é mais contagiosa na primeira semana da infecção, mas à medida que são formadas crostas nas feridas, há diminuição da transmissibilidade.

Quando começou a transmissão da varíola no Brasil?

Em 1971, com o prosseguimento dos trabalhos de vacinação, foi-se interrompendo a transmissão no país, registrando-se apenas 19 casos de varíola, todos no estado do Rio de Janeiro. A última notificação da doença foi em abril daquele ano e desde então não há registro de casos de varíola no Brasil.

Por que a varíola é causada?

A varíola é causada por infecção com o vírus da varíola, o Orthopoxvírus variolae. Ele pode ser transmitido: Diretamente de pessoa para pessoa.

Por que a varíola é contagiosa?

A varíola é mais contagiosa na primeira semana da infecção, mas à medida que são formadas crostas nas feridas, há diminuição da transmissibilidade. O tratamento da varíola tem como objetivo aliviar os sintomas e evitar infecções bacterianas secundárias, que podem acontecer devido à fragilidade do sistema imunológico.

Postagens relacionadas: