Como fazer a compensação do INSS retido?

Índice

Como fazer a compensação do INSS retido?

Como fazer a compensação do INSS retido?

A compensação da retenção poderá ser efetuada somente com as contribuições previdenciárias, não podendo absorver contribuições destinadas a outras entidades ou fundos, as quais deverão ser recolhidas integralmente pelo sujeito passivo.

Como recolher INSS retido em Nota Fiscal de Serviços 2020?

A Empresa que contrata o Serviço deve reter 11% do valor da nota fiscal e recolher em uma GPS (Guia da Previdência Social) em favor da Empresa que presta o Serviço. Desta forma, o recolhimento deste INSS poderá ser compensado no recolhimento do INSS da prestadora de serviços.

Como compensar o INSS com o imposto de renda?

Com a alteração promovida pela Lei nº 13.670/2018, aqueles que já transmitem os eventos periódicos do eSocial podem proceder à compensação do INSS com o Imposto de Renda. Na verdade, é possível compensar com qualquer outro tributo administrado pela Receita Federal do Brasil.

Posso solicitar a restituição de INSS nas notas fiscais?

Muitas empresas prestadoras de serviços sofrem a retenção de INSS retido nas notas fiscais, regra instituída pela lei 9.711/98 em que os tomadores de serviços de mão-de-obra devem reter 11% ou 3,5% no ato da quitação da nota fiscal, fatura ou recibo. Todas as empresas podem solicitar a restituição de INSS retido nas notas fiscais, ...

Qual a regra de compensação previdenciária?

INSS: A compensação previdenciária, relativa aos valores retidos conforme art. 112 da IN RFB nº 9, são regrados pela IN RFB nº 1.717, de 2017, que estabelece normas de restituição, compensação, ressarcimento e reembolso, no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil e revoga a IN RFB nº 1.300/2012.

Qual a compensação da retenção?

Assim dispõe o texto: “§ 1º A compensação da retenção poderá ser efetuada somente com as contribuições previdenciárias, não podendo absorver contribuições destinadas a outras entidades ou fundos, as quais deverão ser recolhidas integralmente pelo sujeito passivo.”

Postagens relacionadas: