Como é feita a sondagem periodontal?

Índice

Como é feita a sondagem periodontal?

Como é feita a sondagem periodontal?

Para sondagem com uma sonda periodontal graduada (marcações em 3, 6, 8 e 11 mm), apenas uma leve pressão de 0,25N (25 g) deve ser aplicada. A ponta da sonda (diâmetro de 0,5 mm) é inserida suavemente ao longo do eixo do dente no sulco gengival. A profundidade de sondagem (PS) é lida a partir das marcações na sonda.

Quais os instrumentos utilizados na sondagem periodontal?

Tipos de Instrumentos

  • Sonda periodontal e Nabers.
  • Curetas.
  • Cinzéis.
  • Foices.
  • Enxadas.
  • Limas periodontais.

Qual a profundidade de sondagem?

Especificamente, a distância entre a margem gengival e a parte inferior da bolsa é medida. Isso é chamado de profundidade de sondagem. Em locais saudáveis, a profundidade de sondagem é de no máximo 3 mm. Em locais onde a periodontite já causou a destruição do aparato de sustentação do dente, a profundidade de sondagem pode ser de 4 mm ou mais.

Como fazer o exame periodontal básico?

No primeiro checkup, o dentista ou a higienista dental pode realizar o que é conhecido como o exame periodontal básico que leva apenas alguns minutos. O exame periodontal básico é feito para determinar se há algum problema gengival, rapidamente. É uma forma simples de definir se há gengivite ou periodontite.

Como é possível confirmar o diagnóstico de periodontite?

O diagnóstico de periodontite pode ser definitivamente confirmado apenas com as radiografias essenciais. A seleção das radiografias necessárias para o diagnóstico da periodontite só pode ser feita após o exame clínico. Isso previne a exposição excessiva à radiação.

Quais são os índices periodontais?

DESCRITORES: Índice Periodontal, Diagnóstico Clínico, Doenças Periodontais, Triagem, Doenças da Gengiva.

Postagens relacionadas: