Como se seca o feno?
Índice
- Como se seca o feno?
- Qual o tempo de secagem do feno?
- Quais as recomendações para fenação?
- Como funciona a produção de feno?
- Qual a utilidade do feno?
- Qual o objetivo da fenação?
- Quais as vantagens e desvantagens da produção de feno?
- Que cuidados devemos tomar ao implantar uma área para produção de fenos?
- Qual a importância da produção de feno?
- Como usar o capim para fazer o feno?
- Quais são as etapas de produção do feno?
- Como acelera o processo de secagem da planta?
- Quais as etapas do processo de fenação?
Como se seca o feno?
Existem, basicamente, três etapas do processo de fenação:
- Corte. O corte consiste em acoplar um trator ou, de forma manual, com uma roçadeira, separar a forragem do solo, ou seja, cortar a forrageira para que ela comece seu processo de secagem. ...
- Espalhamento. ...
- Enfardamento.
Qual o tempo de secagem do feno?
três dias O adequado processamento da forragem, espalhamento, viragem e enleiramento, contribui para acelerar e uniformizar a desidratação da planta. Nessas condições e com tempo bom, dois ou três dias serão suficientes para se produzir um feno de boa qualidade, desde que a forrageira seja colhida no momento ideal.
Quais as recomendações para fenação?
O princípio básico para obter o feno no campo é cortar a forrageira e deixá-la desidratar, normalmente no local, procurando manter seu valor nutricional. No preparo do feno, é necessário que a planta tenha reduzido seu teor de umidade entre 10% e 20%.
Como funciona a produção de feno?
O feno é um alimento volumoso preparado mediante o corte e desidratação de plantas forrageiras, num processo denominado de fenação. Resumindo, é o processo de desidratação que transforma a forragem verde, com 65-80% de umidade, em feno com 10 a 20% de umidade.
Qual a utilidade do feno?
O feno é uma mistura de plantas ceifadas e secas, geralmente gramíneas e leguminosas, usada como forragem para o gado, mediante a desidratração que retira a água mas mantendo o valor nutritivo e permitindo sua armazenagem por muito tempo sem se estragar.
Qual o objetivo da fenação?
O objetivo na conservação de forragens, como o próprio nome diz, é a manutenção dos nutrientes e da matéria seca da forrageira com intuito de minimizar perdas durante a estocagem do alimento.
Quais as vantagens e desvantagens da produção de feno?
O feno pode ser armazenado por longos períodos. E também conserva seu valor nutritivo por muito tempo, tendo assim uma ótima aceitação pelos animais. Uma das grandes vantagens do feno é sua facilidade de transporte, podendo ser facilmente comercializado para os produtores que não tenham disponibilidade de alimento.
Que cuidados devemos tomar ao implantar uma área para produção de fenos?
Para produção de feno com bom valor nutritivo é fundamental que alguns precei- tos sejam observados: a) monitorar o campo de feno quanto ao controle de invasoras; fazer correção periódica da fertilidade do solo, para suprir a demanda da forrageira em função do valor nutri- tivo e da produtividade.
Qual a importância da produção de feno?
As vantagens do uso do feno são flexibi- lidade de oferta de forragem e amplitude de atendimento das exigências do rebanho, con- servação por longos períodos, aumento da produção de forragem por área, economia da utilização de concentrados, maior número de animais por unidade de área, produção em pequena ou grande ...
Como usar o capim para fazer o feno?
Agrônomo ensina qual variedade usar e como preparar. É bom sempre ficar de olho na previsão do tempo antes de cortar o capim pra fazer o feno. Evite também fazer corte nas primeiras horas da manhã, quando o capim ainda está com a umidade do orvalho.
Quais são as etapas de produção do feno?
As etapas de produção do feno são as seguintes: Ceifa: é o corte da forragem, que pode ser feito de forma mecanizada ou manual, depende da quantidade e dos recursos do produtor, deve ser realizada logo pela manhã; Viragem: consiste do manuseio do material para que a maior parte possível seja exposto ao ambiente, ...
Como acelera o processo de secagem da planta?
Isso acelera o processo de secagem. Esse não é um processo obrigatório, mas pode ajudar na secagem da planta.
Quais as etapas do processo de fenação?
Existem, basicamente, três etapas do processo de fenação: 1) Corte. O corte consiste em acoplar um trator ou, de forma manual, com uma roçadeira, separar a forragem do solo, ou seja, cortar a forrageira para que ela comece seu processo de secagem. Para isso, usa-se um trator acoplado a uma máquina chamada ancinho ou uma ceifadora, ...