Como fazer a silagem da cana?
Como fazer a silagem da cana?
A silagem de cana segue os mesmos princípios que as demais silagens: colher e picar, encher rapidamente o silo, compactar muito bem e vedar totalmente. Todavia, além disso, devem ser usados aditivos para evitar a ocorrência de fermentações secundárias que produzem álcool.
É possível fazer silagem de cana-de-açúcar?
A silagem é feita também quando ocorrem sobras nos canaviais ao final da safra, sendo também indicada como solução de emergência na ocorrência de incêndios e geadas, para evitar a perda total da forragem.
Quanto tempo demora para fazer uma silagem de cana?
Esse sistema se completa em três anos e integra a roça de milho, a leguminosa gliricídia e espécies de capim adaptadas ao Semiárido.
Como fazer silagem de cana com ureia?
Para 100 kg de cana picada adicionar 500 g da mistura uréia + fonte de enxofre, diluída em quatro litros de água. A diluição de uréia em água é indicada para facilitar e asse- gurar a incorporação uniforme de uréia à cana-de-açúcar.
Como ensacar silagem pronta?
Para isso, recomenda-se abrir uma espiga no campo e apertar com a unha. Nesta fase, o grão se apresenta pastoso a farináceo mole e a planta tem folhas da base secas e sua espiga de coloração amarelada. É importante ter em mente que se colhida fora do ponto ideal, o excesso de umidade prejudica a qualidade da silagem.
Pode fazer silo de cana?
A silagem é uma ótima alternativa para alimentar e nutrir o gado no período da seca. A cana, por ser muito comum no solo brasileiro, é barata e o melhor, pode ser cultivada na propriedade. Uma ideia que economiza recursos e auxilia na manutenção de peso é produzir a própria silagem de cana para bovinos.
Qual a melhor cana para fazer silagem?
Os cultivares mais utilizados é: RB 72 454, IAC 86 2480, RB 85 5536 e RB 92 80 64. A utilização da cana-de-açúcar na alimentação animal fora do período de safra também sofre restrições porque a forragem apresenta menor valor nutritivo em virtude do baixo teor de sacarose.