Onde é sintetizada a vitamina D?

Índice

Onde é sintetizada a vitamina D?

Onde é sintetizada a vitamina D?

Vitamina D3 ou colecalciferol: é sintetizada pela ação dos raios ultravioletas do Sol que convertem o 7-deidrocolesterol em pré-vitamina D3 e depois em colecalciferol. É produzida por animais, incluindo o ser humano, sendo sintetizada na pele.

O que prejudica a absorção da vitamina D?

A especialista explica que na doença celíaca, na qual o paciente apresenta alergia ao glúten, a deficiência de vitamina D se deve à má absorção dos nutrientes. “Na doença celíaca, as inflamações intestinais causadas pela exposição ao glúten dificultam o bom aproveitamento da vitamina D”, afirma.

Qual a UL de vitamina D?

A ingestão alimentar de vitamina D para adultos e idosos varia de 6 UI (unidades internacionais) por dia, mas, nessas situações, doses bem maiores são administradas na rotina. Podemos classificar como alta a quantidade de vitamina D acima de 4000 UI e chamamos de megadose quando ela passa de 100 000 UI.

Qual órgão produz vitamina D?

A ativação do VDR no intestino, osso, rim e células da glândula paratireóide leva à manutenção dos níveis de cálcio e fósforo no sangue (com a ajuda do hormônio da paratireóide e calcitonina) e à manutenção da densidade óssea.

Como funciona a produção de vitamina D?

A vitamina D é um pró-hormônio que associado ao paratormônio (PTH), atua como importante regulador do metabolismo ósseo. A principal fonte de produção da vitamina D se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese dessa substância.

Como tomar sol para absorver vitamina D?

Para produzir vitamina D de forma segura, deve-se tomar banho de sol por pelo menos 15 minutos por dia, sem usar protetor solar. Para pele morena ou negra, esse tempo deve ser de 30 minutos a 1 hora por dia, pois quanto mais escura a pele, mais difícil é a produção de vitamina D.

Por que a vitamina D necessita de luz solar?

Para produzi-la, os nossos corpos precisam de luz solar, porque a vitamina D é uma pró-hormona que se forma quando a nossa pele entra em contacto com a luz solar. Embora a vitamina D também esteja contida em alguns alimentos, a quantidade é muito pequena, sendo insignificante em comparação com as quantidades produzidas pela nossa pele.

Por que a vitamina D tem melhor absorção solar?

Como consequência, se criou a necessidade de suplementação, em conjunto com a exposição à luz solar. Ao ser ingerida com uma refeição, a vitamina D tem uma melhor absorção.

Por que a vitamina D é uma hormona solar?

A vitamina D também é uma hormona solar e só é produzida pelo corpo quando este recebe luz solar suficiente. Além disso, a vitamina D é a única vitamina que os seres humanos podem produzir por conta própria e não precisam de ingerir através da alimentação.

Como a vitamina D é absorvida pelo organismo?

Vitamina D. Já parou para pensar como ela é absorvida pelo organismo? A quantidade de tempo dedicado à exposição ao sol e diversos outros fatores fazem a diferença! Confira. O senso comum afirma uma boa dose de vitamina D é obtida após 15 a 20 minutos de exposição ao sol. Desde que seja no período mais quente do dia, e sem uso de filtro solar.

Postagens relacionadas: